17 OUT 2006
Educadores barbarenses participam de Fórum Regional
O tema do encontro foi "O Nosso Jeito de Fazer".
Um grupo formado por 29 educadores, dentre eles dirigentes de escolas municipais e funcionários da Secretaria de Educação de Santa Bárbara d'Oeste, participou nessa terça-feira (17/10) do Fórum do Grupo de Trabalho da Região Metropolitana de Campinas. O tema do encontro foi "O Nosso Jeito de Fazer". A organização do evento coube a equipe coordenadora do Programa Especial para Formação de Professores em Exercício da Faculdade de Educação da Unicamp e cidades da RMC.

O Fórum, que foi realizado no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, teve como objetivo discutir o trabalho desenvolvido por gestores e equipes de escolas que avançaram no processo coletivo de planejamento e desenvolvimento do PPP, o Projeto Político Pedagógico.

O PPP é um documento que indica a direção de um curso ou de um projeto. Ele possui as especificidades e singularidades da proposta e apresenta de forma clara como ela será contemplada, determinando suas prioridades, sua inserção no contexto social, econômico e acadêmico do País. Para isso o Projeto Político Pedagógico estabelece, além de metas, estratégias concretas para assegurar a realização de seus objetivos perante a sociedade na qual o projeto está inserido.

Durante todo o dia foram realizadas atividades e, através delas, apresentados os trabalhos realizados em escolas de Americana, Amparo, Campinas, Itatiba, Hortolândia, Sumaré e Indaiatuba. Cada gestor apresentou as atividades que são realizadas, assim como as dificuldades que encontram e as estratégias para enfrentá-las.

Para a dirigente da EMEF "Padre Victório Freguglia", Alcídia de Araújo Santana Carnielo, que participou do Fórum, os temas discutidos foram relevantes e a troca de experiências oportuna. "Nós conhecemos projetos desenvolvidos nas escolas municipais de outras cidades e isso é importante, pois elas possuem realidades parecidas com as nossas", destacou Alcídia.

O coordenador de projetos educacionais especiais da Secretaria Municipal de Educação, Edeval Zaghetti, destacou a troca de experiências entre os Municípios. "Foi proveitoso porque foram apresentados projetos que obtiveram sucesso e também alguns que enfrentaram problemas durante o processo de implantação. Com isso, cada cidade pôde conhecer o que a outra tem feito e comparar com a própria realidade", avaliou o coordenador.