19 OUT 2006
Talento e Movimento: concurso de teatro, música e poesia acontece quarta-feira
O Projeto Talento e Movimento 2006, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, realiza na próxima quarta-feira (25/10), o Concurso de Teatro, Música e Poesia. O evento terá início às 14h00, no Teatro Municipal Manoel Lyra, e será aberto ao público.

Estão inscritos para o concurso três esquetes, cinco poesias e quatro músicas e ao final os jurados estarão escolhendo as melhores performances. Na categoria música as interpretações serão feitas por cantores e um grupo, por isso não haverá disputa e cada participante receberá uma medalha.

A abertura contará com a apresentação do Coral Municipal da Terceira Idade, regido pelo maestro Paulo Caetano, que apresentará as músicas "Romaria", de Renato Teixeira e "Canta Brasil", de David Nasser e Alcir Pires Vermelho. O Coral é formado por 18 integrantes dos grupos da Terceira Idade do Município.

Os esquetes serão apresentados por integrantes dos grupos da terceira idade que participam do curso de teatro dirigido pelo diretor de teatro Almir Pugina, da Secretaria de Cultura e Turismo. O primeiro esquete será "O essencial é invisível aos olhos", inspirado na obra "O Pequeno Príncipe", de Antonie de Saint-Exupéry.

O segundo esquete tem como título "As Três Marias", livre adaptação de Almir Pugina, de uma das passagens do Auto de Natal "Na Trilha de Belém", de Caio de Andrade. Finalizando os esquetes será apresentado "Bumba meu boi", também adaptado por Pugina.

Na categoria música, serão apresentadas quatro canções: "Brigas", de Altemar Dutra, será interpretada por Cecília de Paula Bueno de Moraes, ; "Chico Mineiro", de Francisco Ribeiro (Tonico), terá na interpretação Benedito Constantino Pedroso, ambos do Grupo Reviver; "Lua Nova", autoria e voz de Pedro Lemes Medina, do Grupo Lua Nova; e "Meu Reino Encantado", de Valdemar Reis e Vicente Machado, será apresentada pelo Grupo Rouxinol, formado por integrantes do Grupo Beija-Flor.

O concurso terá ainda a declamação de cinco poesias: "Descendo a rua", autoria e interpretação de Benedita Aparecida de Moraes Marques (Edite), do Grupo Sol; "Meio Ambiente", de Annita de Andrade, na voz de Ivonete Aparecida Buzinari Vicentin, do Grupo Arco-Íris; "Amor Proibido", autoria e interpretação de Isaura Camparini Alexandrão; "Auto da Serra", de Sílvia Henrique Casrraqueira, interpretada por Zezita Francisca da Silva, ambos do Grupo Primavera; e finalmente "Quem sou eu?", de Iracema Paparoti, na voz de Ilda Pereira da Silva dos Santos, do Grupo Lua Nova.

Após as apresentações e enquanto o júri finaliza a avaliação, entrará no palco o Coral das Avencas, formado por 43 professores barbarenses aposentados, cantando um pout-porrie de músicas dos anos 60. Encerrando o evento haverá a premiação com a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze.

Participam do projeto Talento e Movimento, 14 grupos envolvendo cerca de 500 idosos. Organizados pelo Fundo Social de Solidariedade estão os grupos Arco-Iris, Sol, Vida Nova, Estrela Dalva, Girassol, Alegria de Viver, Beija-Flôr, Viva a Vida, Reviver, Lua Nova, Primavera e Felicidade, além do grupo Vila São Vicente de Paulo (Asilo) e o grupo Renascer, do Serviço Social da Indústria (SESI).