Hoje, 20 de dezembro, a Santa Bárbara Municipal FM completa 21 anos de prestação de serviço e informação com qualidade.
Hoje, 20 de dezembro, a Santa Bárbara Municipal FM completa 21 anos de prestação de serviço e informação com qualidade. Com equipamentos modernos e transmissão de alto nível, a Rádio se tornou ícone na cidade. "A Santa Bárbara FM já faz parte da história de Santa Bárbara d'Oeste. É a única emissora em FM (freqüência modulada) da cidade, isso significa uma melhor qualidade de som. Em razão disso optamos por oferecer uma alternativa a quem quer ouvir boa música e ficar bem informado", disse o diretor da emissora, Paulo Eduardo de Oliveira.
Segundo Paulo, em 2006 foi adquirida uma nova mesa de som, além de novos equipamentos de estúdio, o que melhorou ainda mais qualidade na transmissão, como também otimizou o trabalho dos locutores e técnicos de som. "Neste ano, também, o jornal Santa Bárbara Hoje passou a ser apresentado pelo jornalista Edmilson Tonel, com a participação da nossa equipe de jornalismo. Seu formato é bem dinâmico, oferecendo aos ouvintes prestação de serviço e informação com qualidade", contou o diretor.
Além do Santa Bárbara Hoje, que é apresentado das 8 às 9 horas, a Rádio durante o dia é composta por uma programação musical que toca a partir das 5 horas música sertaneja raiz e a partir das 7 horas o melhor da MPB moderna e tradicional, além dos grandes clássicos internacionais. Aos domingos, das 8 às 10horas são apresentadas as músicas da Velha Guarda, estilo que faz parte da grade de programação desde a fundação da rádio. Pílulas informativas são inseridas em tempo real ao longo do dia, com os últimos acontecimentos locais, nacionais e internacionais. "Para o próximo ano, estamos preparando inserções de novos módulos culturais, a exemplo do Almanaque, que já faz parte da grade. Em breve, teremos mais novidades", finalizou Paulo.
História
A Santa Bárbara FM foi fundada em 1985, na freqüência 95,7 Mhz, exatamente às 20 horas, numa solenidade especial realizada no anfiteatro da Prefeitura. Foi com o poema de Joaquim Osório Duque Estrada, musicado por Francisco Manuel Silva (Hino Nacional) que a rádio entrou no ar.
Na época, foram investidos 237 milhões de cruzeiros em infra-estrutura, como a construção de um espaço para abrigá-la, e em investimentos na compra de equipamentos eletrônicos que permitiram o funcionamento da emissora. Sua programação levava, das 12 às 22 horas, aos ouvintes barbarenses músicas e informações da cidade.
Depois de um mês de atividade, sob a direção do radialista Márcio Rangel, a Santa Bárbara FM passou a contar com mais oito horas de programação, das 6 às 24 horas, e cinco locutores: Anderson Colla, Moacir Antunes, Sidnei Moreno, Mario Sena e Rezende Junior. No final de 1988, a Rádio passou a operar na freqüência 95.9 Mhz permanecendo até hoje.