Cada setor tem se organizado para fiscalizar essas áreas, mas tem trabalhado em conjunto no momento do flagrante.
Depois de diversas tentativas para orientar que o descarte de entulho e lixo seja feito na Avenida Augusto Scomparim esquina com a Rua Natálio Rosineli, o Município está mais rigoroso na fiscalização. A Guarda Municipal tem patrulhado os locais que freqüentemente são alvos de despejo desse material, bem como o setor de Fiscalização Obras e Posturas.
Cada setor tem se organizado para fiscalizar essas áreas, mas tem trabalhado em conjunto no momento do flagrante. A Guarda Civil tem estratégias para aumentar os flagrantes e com isso intimida aqueles que insistem em fazer de áreas verde, um lixão.
Recentemente, um aposentado do bairro Cidade Nova II foi flagrado pela Guarda Civil jogando lixo na nascente do Córrego Barrocão. O lixo estava dentro de um saco plástico transportado no veículo do aposentado. O munícipe foi advertido, orientado e obrigado a recolher o saco plástico. Em novembro, quatro munícipes foram flagrados jogando lixo e entulhos, dentre eles, um comerciante do Jardim Europa que foi autuado ao despejar destroços nas margens do Córrego Mollon. O comerciante foi advertido e multado em 300 Ufirs (aproximadamente R$ 528,00).
A população pode colaborar denunciando no setor de Fiscalização (3455.8200) ou na Guarda Civil Municipal (153).