Para cada categoria foi elaborada uma lista de funcionários com base na data de admissão.
A Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara d'Oeste realiza até sexta-feira (29/12) o processo de remoção de funcionários, que consiste na transferência de escola mediante disponibilidade de vagas e escolha da própria pessoa.
Os primeiros que participaram da remoção, no último dia 18, foram os professores de Educação Infantil e, no dia seguinte, foi a vez dos professores do Ensino Fundamental. Todos constavam em uma lista por ordem de pontos conquistados com base no tempo de trabalho e títulos (cursos).
Alguns professores puderam optar por tornarem-se efetivos de salas criadas durante o ano e abriram vagas para outros que viriam em seguida na lista. A remoção para professores é uma exigência da lei 2497 de 05 de junho de 2000.
Por determinação da secretária de Educação, Neuza Carleto, a partir de 2005 o processo de remoção foi estendido aos orientadores de alunos, monitores, oficiais de escola, auxiliares de atividades complementares/serviços gerais e cozinheiras. Com isso, todos os funcionários passaram a ter a oportunidade de escolher em que escola trabalhar.
Para cada categoria foi elaborada uma lista de funcionários com base na data de admissão. Com isso, os funcionários mais antigos da Secretaria Municipal de Educação são os primeiros das listas.
Nessa segunda-feira (26/12) foi a vez das cozinheiras participarem do processo de remoção. Elas puderam escolher em que escolas (municipais e estaduais) irão atuar em 2007. Todo o processo foi conduzido por funcionárias do Departamento Pessoal da Secretaria de Educação e também do Setor de Alimentação Escolar.
O processo de remoção continua nessa quarta-feira (27/12) com auxiliares de atividades complementares/serviços gerais. Na quinta-feira (28/12) será a vez de oficiais de escolas e orientadores de alunos e na sexta-feira (29/12) os monitores fecham o calendário.