Renovação desses recursos é uma preocupação da Secretaria Municipal de Educação.
A partir de 2007 os alunos das escolas da rede municipal de Santa Bárbara d’Oeste contarão com novos equipamentos eletrônicos para serem utilizados em atividades da rotina escolar. A renovação desses recursos é uma preocupação da Secretaria Municipal de Educação tendo em vista a viabilidade do uso no processo pedagógico e administrativo.
A necessidade de investimentos nesses itens foi detectada após pesquisa feita junto as dirigentes das escolas municipais. Foram elas que apontaram as carências de cada unidade e encaminharam a solicitação do que deveria ser comprado. Foram adquiridos, por exemplo, televisores 29 polegadas, aparelhos de fax, microfones sem fio e caixas amplificadoras de som.
O item mais solicitado foi o televisor. Com isso, foram adquiridas 29 unidades, com controle remoto e entradas para vídeo cassete e DVD. Para as escolas de Ensino Fundamental foram comprados 21 televisores por R$ 17.048,00. Já as escolas que oferecem Educação Infantil receberão oito aparelhos adquiridos por R$ 5.776,00.
Uma das primeiras escolas a receber foi a Emei “Olímpia Gelli Romi” do Jardim Europa. A dirigente Vani Alves Geraldo Zaghetti lembra que a unidade possuía uma televisão doada por uma professora e que tinha apenas entrada para vídeo cassete. “Esse novo televisor possui entrada para DVD e isso possibilitará que os professores trabalhem com DVDs educativos, por exemplo. Isso sem contar que a nitidez da imagem e a alta tecnologia desperta o interesse dos alunos”, salientou Vani.
Outro recurso comprado para as escolas municipais foi o aparelho de fax. Foram compradas 36 unidades. Para escolas de Educação Infantil foram adquiridos 21 aparelhos por R$ 15.750,00 e para as unidades de Ensino Fundamental o Município comprou 15 peças por R$ 11.250,00.
O recurso agilizou a rotina das escolas. É o que garante Maria das Dores Pinheiro, dirigente da Emei “Professora Vilma Maluf Mantovani” localizada no Parque Zabani. “Antes qualquer solicitação de documentos de fornecedores ou da Secretaria de Educação implicava no deslocamento de funcionários.