17 JAN 2007
Começam hoje obras para despoluir o Córrego Barrocão
Ao custo superior a R$ 1,8 milhão, têm início hoje as obras para despoluir o córrego Barrocão.
Ao custo superior a R$ 1,8 milhão, têm início hoje as obras para despoluir o córrego Barrocão, através da implantação de 4.750 metros de interceptores, com diâmetros variáveis entre 300 e 800 milímetros. Partindo da confluência do referido córrego, com o Rio Piracicaba, na margem esquerda de ambos, a exatos sete quilômetros do centro da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, pela estrada da extinta "Fábrica de Óleo", logo após a Cachoeira; onde também, na sequência, será construída a ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto ) Barrocão.

A empresa Parâmetro, de São Paulo, foi a vencedora do processo licitatório para a realização da obra, tendo o prazo de doze meses para instalar toda a tubulação que será responsável pela coleta do esgoto produzido por 30 mil pessoas de 20 bairros da região leste da cidade: Jardim Europa l, 2, 3 e 4, Ferrarezi, Palmeiras, Zabani, Nova Conquista, São Camilo, Dona Regina, Cidade Nova, Cândido Bertini l e 2, Dainese, Adélia l e 2, Santa Rosa, São Fernando, Pérola Industrial e Orquídeas. Contudo, os interceptores foram dimensionados para atuar com volume duas vezes maior que o inicial, ou seja de 60 mil pessoas.

Os interceptores são as partes iniciais dos trabalhos para retirada do esgoto que hoje ainda é lançado "in natura" naquele córrego. Na sequência será construída a ETE ( Estação de Tratamento de Esgoto ) Barrocão e assim o Rio Piracicaba deixar de receber o despejo dos dejetos; para tanto, o poder público municipal já desapropriou uma área de l56 mil metros quadrados, pela qual pagou a importância de 350 mil reais à Usina Furlan, ex-proprietária.

RECURSOS: No dia 9 de junho do ano passado, o prefeito José Maria de Araújo Júnior assinou, junto à Caixa Econômica Federal, contrato do empréstimo de R$ 8.640.000,00 - tendo a contrapartida de mais de R$ l.000.000,00 -, para a construção da ETE Barrocão, incluindo a implantação dos interceptores de esgoto.