Foi lançado hoje o livro Resgatando e a exposição Ó Abre-Alas...
Foi lançado hoje no saguão da Prefeitura Municipal, o livro "Resgatando - Como foi nossa vida nos anos de 1910 a 1950", do autor Toni Alves. Junto com o lançamento do livro foi inaugurada a exposição "Ó Abre-Alas...memórias dos carnavais barbarenses.
O livro mostra como era a rotina dos barbarenses por meio da descrição de fatos relatados pelos pais do autor, além de uma pesquisa que rendeu 41 histórias e oito reflexões em forma de poemas. "É importante para a Prefeitura apoiar momentos como esse. O lançamento de livros que resgata a história serve de estímulo para outras pessoas também contarem um pouco do que viveram", disse o prefeito José Maria de Araújo Júnior.
Antônio Largueza Alves, que assina seus livros como Toni Alves, nasceu em 21 de setembro de 1944 em Santa Bárbara d'Oeste. De acordo com o autor, o pseudônimo Toni Alves surgiu quando trabalhava como divulgador de uma empresa de produtos terapêuticos. "Um cliente era chamado de Toni e era muito parecido comigo e passei a usar o pseudônimo para homenageá-lo", contou.
A exposição "Ó Abre-Alas... memórias dos carnavais barbarenses" é composta por uma seleção de mais de 50 fotografias, da década de 1930 até 2000, das festas carnavalescas que aconteceram na cidade como bailes e desfiles.
A realização da mostra foi possível graças à contribuição de vários munícipes, que forneceram fotografias particulares, antigas, que retratam as festas carnavalescas da cidade.
O nome da exposição faz referência a marchinha composta por Chiquinha Gonzaga em 1899, e que ainda é muito cantada nos bailes carnavalescos.