O curso é estruturado na perspectiva prática e teórica, a partir de textos escolhidos pelo professor.
A Secretaria Municipal de Educação está realizando um curso de Informática Educativa on-line para os professores do ensino fundamental da rede. O curso tem como objetivo estimular o uso do software Br-Office ou Open Office, enquanto ferramenta pedagógica para ser utilizada nos laboratórios de informática presentes em sete escolas municipais. Outras oito escolas também terão os laboratórios em breve.
São 64 professores que já iniciaram o curso através do site da Educação, no endereço www.santabarbara.sp.gov.br/educacao, no item Acesso Restrito aos cursistas. A formação desses professores vai possibilitar o uso do computador como continuação da sala de aula, trabalhando com o aluno em diversas atividades.
A vantagem do curso on-line é a flexibilidade de horário, já que são apenas dois encontros presenciais, sendo que o primeiro apresentou o curso, os recursos, o acesso virtual e todos os trabalhos subjacentes. Já o segundo encontro será utilizado para a apresentação do Paper, que é o trabalho final composto das atividades práticas construídas e comentários sobre os textos utilizados.
O curso é estruturado na perspectiva prática e teórica, a partir de textos escolhidos pelo professor. As atividades práticas desenvolvidas serão utilizadas, ao final do curso, nos laboratórios de informática. O site oferece suporte para download e upload de atividades e contém os itens recados, comentários, capacitações, cronograma e mural. O prazo de término está previsto para setembro de 2007.