A iniciativa faz parte dos objetivos do EJA, mais do que ensinar a ler e escrever, preparar os alunos para a realidade do cotidiano.
Os alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Emefei "Maria Augusta C. C. Bília", do Parque Planalto, estão aprendendo em sala de aula a ler textos como bula de remédios, notas fiscais, listas telefônicas, etc. A intenção é tornar estes textos, aparentemente de difícil leitura, mais comuns entre os alunos, e que eles saibam buscar essas informações com maior facilidade.
A idéia surgiu com uma palestra sobre saúde realizada na escola, em maio, que tratou da qualidade de vida e saúde, com a cardiologista, geriatra e especialista em distúrbios emocionais, Drª Marli Ferraz. O assunto agradou tanto aos participantes, que foi estendido pela professora Vera Lúcia Pereira de Oliveira Silva, em sala de aula abordando a necessidade de cuidar da saúde e ler todas as informações de rótulos dos alimentos, bulas de remédio, etc.
"Muitos alunos nunca foram ao médico e, agora, estão agendando consulta médica e fazendo exames. Eles entenderam a importância da prevenção para manter a saúde em ordem", relata a professora. A iniciativa faz parte dos objetivos do EJA, mais do que ensinar a ler e escrever, preparar os alunos para a realidade do cotidiano.