Alunos e professores da Emei Rotary comemoram na próxima segunda-feira (28/4) o dia do patrono, com várias apresentações feitas pelos alunos da educação infantil. A solenidade tem início às 15h, com a execução do Hino Nacional, Hino à Santa Bárbara e com a leitura da biografia de Ricardo Fracassi, que foi membro atuante na área social e de esportes do Rotary Club de Santa Bárbara d'Oeste.
A Emei Rotary está localizada na Rua do Açúcar, nº 550, no Jardim Pérola. Atende atualmente 170 crianças, sendo 127 na creche (até três anos) e 43 no jardim 1 (quatro anos). A escola foi fundada em 1987.
Patrono
O jovem Ricardo Fracassi nasceu na Itália e veio para o Brasil em 1914, instalando-se inicialmente na região de Brotas e posteriormente em Lins onde trabalhou como colono agrícola, até por volta de 1932. De temperamento calmo, conciliador, era muito querido pelas pessoas que tinham o privilégio de com ele conviver, e durante toda a sua existência soube a todos conquistar pela sua excepcional conduta.
Em 1932 mudou-se para Santa Bárbara d´Oeste, trabalhando na Usina Santa Bárbara, chegando ao cargo de chefia da estrada de ferro. Também o setor de olaria e extração de pedregulho para pavimentação eram chefiados pelo Senhor Ricardo como parte das funções que exercia na Usina Santa Bárbara.
Integrado na vida de Santa Bárbara d´Oeste e em especial na vida cotidiana da Usina Santa Bárbara, Ricardo Fracassi passou a demonstrar o grande amor que dedicava ao futebol, participando de um clube formado pelos funcionários da Usina em um belo campo para a prática deste esporte. Logo transformou-se no treinador do CAUSB (Clube do Atlético Usina Santa Bárbara) cuja rivalidade com o União Agrícola chegou a ser histórica.
De 1932 a 1950, Ricardo Fracassi trabalhou na Usina Santa Bárbara. Em 1950, ao deixar a Usina comprou um pequeno sítio onde hoje passa a estrada dos Pedrosos, próximo ao Bairro 31 de Março. Nesta terra plantou cana e passou a ser um dos fornecedores da própria Usina Santa Bárbara. Mesmo exercendo uma intensa atividade na lavoura, ampliou em muito sua atuação nos meios esportivos e sociais, passando a fazer parte do Rotary Club de Santa Bárbara d´Oeste.
Um dos seus sonhos era mudar-se para o Estado do Paraná e lá adquirir terras para plantar café. Chegou a fazer viagem de estudos na esperança de concretizar esse sonho. Mas o destino parecia tramar contra seus objetivos, pois sua esposa veio a falecer. Com a perda da esposa Diva Ribeiro Fracassi, e com os filhos ainda pequenos Aldo, Clodoaldo, Wagner e Ricardo, a grande aventura de mudar-se para o Paraná ficaria definitivamente impraticável.
Pelo excesso de trabalho, já meio adoentado, viúvo e com filhos pequenos, Fracassi vendeu o sítio para a própria Usina Santa Bárbara e juntamente com dois sócios montou uma pequena tecelagem, na rua XV de Novembro, próximo ao Cine Santa Rosa. Mas numa tarde, apenas alguns meses depois de instalada e em pleno funcionamento, um incêndio destruiu totalmente suas máquinas e equipamentos.
Diante dessa tragédia, seus dois sócios não quiseram reiniciar a atividade industrial. Mas Ricardo resolveu continuar com ajuda dos filhos. Num pequeno galpão, situado à Rua Joaquim de Oliveira, reiniciaria suas atividades, com algumas poucas máquinas que em breve iriam se transformar na Ricardo Fracassi e Cia, uma das maiores industrias têxteis de nossa cidade.
Uma das maiores preocupações de Ricardo Fracassi era com o lazer sadio para a juventude, como os esportes, por exemplo. Além de ser grande incentivador do futebol, também incentivava outras atividades esportivas como o Clube de Xadrez de Santa Bárbara, assim como foi também um dos criadores da Guarda Mirim de Santa Bárbara d´Oeste.
Ricardo Fracassi morreu no dia 01 de dezembro de 1986 aos 80 anos de idade. Faleceu cercado pelo carinho dos seus familiares e amigos e pelo respeito de toda a cidade.