O Município de Santa Bárbara d'Oeste participa mais uma vez do "Challenge Day", o Dia do Desafio. Com o tema "Driblando a Inatividade", a competição acontece no dia 28 de maio e Santa Bárbara enfrenta este ano a cidade venezuelana El Tigre, com cerca de 200 mil habitantes.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo à prática esportiva, visando a mobilização social perante o esporte em benefício da saúde e do bem estar, promovida por meio de ações entre a comunidade.
Anualmente no mês de maio, essa amigável competição entre duas cidades consiste em tentar envolver a maior porcentagem de pessoas possível na prática de atividades esportivas. Vencerá o desafio aquela cidade que conseguir obter o maior percentual de participação.
Em 2007, Santa Bárbara d'Oeste participou do Dia do Desafio enfrentando a cidade mexicana de San Juan Del Rio e teve um total de 16.621 participantes. Para participar basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esportes (SEME), no horário das 7h30 às 17h30, somente na quarta-feira, dia 28 de maio, e informar através de telefonema a sua participação, tipo de atividade física que realizou ou desenvolveu, nome e número dos participantes envolvidos.
O Dia do Desafio começa à 0h e termina às 21h e as atividades podem ser realizadas em empresas, bairros, escolas, clubes, residências e em parques. Dança, ginástica laboral, jogos, passeio de bicicleta, gincanas, caminhadas, recreação, campeonatos e alongamentos são consideradas movimentação física.