Dentro da campanha mensal de doação de sangue que foi realizada na manhã de hoje, terça-feira, na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos, foram coletadas 48 bolsas
Dentro da campanha mensal de doação de sangue que foi realizada na manhã de hoje, terça-feira, na Unidade Modular Dr. Afonso Ramos, foram coletadas 48 bolsas. A campanha é uma realização da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, em parceria com o Hemocentro da Unicamp e é realizada sempre das 9 horas ao meio-dia. Segundo o balanço da ação executada hoje, compareceram 64 candidatos a doador, dos quais 13 foram considerados inaptos, três desistiram do ato, e outros 13 se prontificaram a fazer a doação pela primeira vez.
A aferição da pressão arterial e realização de exame de glicemia, fatores que quando alterados, tornam a doação inapta, são alguns dos cuidados adotados pela equipe de trabalho. Destaca-se que a inaptidão pode ser temporária, sendo que em alguns casos, após um tratamento adequado a pessoa possa fazer a doação de sangue. Outro procedimento adotado é a entrevista, que tem por objetivo auxiliar na verificação das condições de saúde do doador e na elaboração do seu perfil.
O doador terá a coleta de até 480 mililitros de sangue na bolsa e 30 mililitros para amostra. Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum.
O doador não corre nenhum risco com o ato, pois doar não engrossa ou afina o sangue, não coloca a pessoa em risco de adquirir alguma doença. Quem doa uma vez, não precisará doar sempre, apesar da importância deste ato, tão importante para auxiliar as pessoas que necessitam. No mês passado foram coletadas 61 bolsas sendo que 12 se apresentaram pela primeira vez. Já em janeiro, foram coletadas 44 bolsas de sangue.