Reunião ordena novas ações devido ao acidente ocorrido na Estação de Tratamento de Esgoto I.
O prefeito José Maria de Araújo Júnior reuniu na tarde de hoje o Diretor Superintendente do Departamento de Água e Esgoto, Antonio Jarbas Fornasari Filho; Secretário de Governo, Joel José Pinto de Oliveira; Secretária dos Negócios Jurídicos, Maria Eliza Colaviti; Secretário de Saúde, Carlos Alberto Cavalcante; Chefe da Defesa Civil, Antonio Cunha e o Comandante Adjunto da Guarda Civil, Eulicio da Silva Pequeno para um balanço das medidas tomadas e ordenar novas ações devido ao acidente ocorrido na Estação de Tratamento de Esgoto I.
Desde o acidente, o Município mantém o auxilio a saúde das vítimas, sendo que uma das vítimas, o senhor Raimundo Máximo Leão teve alta médica e está hospedado no Hotel Casablanca; um dos filhos está no Gaúcho Hotel; as senhoras Almerinda Gonçalves Leão e Josefa Gonçalves continuam hospitalizadas. A Secretaria de Saúde informou que o atendimento das senhoras está sendo feito na Ala Azul, particular do Hospital, o médico responsável é o Dr. Luis Fernando Maeda e o quadro é de melhora.
O monitoramento dos moradores da redondeza está sendo feito pela Secretaria de Saúde, sendo que 21 pessoas foram vacinadas de hepatite A e B, febre tifóide, dupla adulto, faltam sete a serem vacinadas, 10 guardas civis e 10 trabalhadores. Não foi observado nenhuma ocorrência em qualquer pessoa.
O local está limpo e descontaminado. O poço da propriedade afetada foi lacrado pelo DAE, e os dois outros também serão lacrados e será instalada uma rede de água mínima para os moradores. O DAE continuará fazendo a análise do ribeirão. A Secretaria de Saúde monitorou o ribeirão e não detectou nenhum problema, não encontrando nenhuma larva ou pernilongo.
A Secretaria de Segurança mantém o local sob vigilância e isolado, o que continuará fazendo. O DAE fez um laudo de constatação do acidente. A Secretaria dos Negócios fez o pedido de perícia judicial que está aos cuidados da Primeira Vara Cível.
Foi comunicado à Defesa Civil Campinas e São Paulo, todos os relatórios de avaliação de risco - AVADAN, foram preenchidos e aguarda-se a confirmação do estado de emergência pelo Governo Estadual.
Ficou determinado pelo prefeito José Maria de Araújo Júnior ainda que o DAE e a Secretaria de Saúde continuarão prestando assistência às vítimas e a Secretaria dos Negócios Jurídicos vai cuidar da revisão do contrato da obra, quanto a previsão de seguro e vai rever a apólice de seguro da obra. O DAE fará um dossiê sobre a obra.