A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d'Oeste, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do SOS Animais, entidade de proteção dos animais, está iniciando hoje o cadastro de cães e gatos que poderão ser castrados gratuitamente. Segundo o secretário de Saúde do município, Dr. Carlos Alberto Cavalcante, a ação está inserida no Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, e está sendo possível após a contratação de duas clínicas veterinárias da cidade, que efetivarão as castrações.
O secretário disse que diversas reuniões foram feitas antes do início do programa e que as 12 clínicas existentes no município foram convidadas a participar. "Inicialmente iremos atender em torno de 170 animais", explicou o secretário. Segundo o veterinário Wilson Guarda, do CCZ, alguns critérios foram definidos para a adesão ao programa, que será gratuito: proprietário sem condições de pagar o procedimento, locais mais necessários devido a grande população animal, entre outros.
As pessoas interessadas no programa devem entrar em contato com o CCZ (3454-4020) ou o SOS Animais (3455-1798). "Através do cadastro e de sua avaliação, estaremos fazendo a triagem e seleção dos casos que serão contemplados e aí então serão iniciadas as esterilizações dos animais", explicou Guarda. Ele ainda disse que o intuito é ampliar a ação, com outras edições.