O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d´Oeste, prossegue com o trabalho de pulverização da rede de esgoto no município. A meta é a redução do número de baratas e, por sua vez, o de escorpiões já que os mesmos se alimentam de baratas. No último final de semana as equipes passaram pelo centro da cidade e ao longo desta semana farão a pulverização no São Francisco, Sartori, Vila Mariana e adjacências.
De uma meta estipulada pela Secretaria de Saúde de pulverizar 4 mil poços de visitas, até o último final de semana foram atingidos 3 mil poços. Segundo Wilson Guarda, do Centro de Zoonoses, o período de inverno é o mais indicado para a ação, devido a menor atividade das baratas, que ficam alojadas na rede de esgoto e suscetíveis a ação. "O serviço deverá ser finalizado em aproximadamente duas ou três semanas", afirmou.
Desde o dia 28 de junho, data de início da pulverização, foram visitados os bairros Jardim Europa, Nova Conquista, Zabani, Orquídeas, Laranjeiras, Jardim Barão. Na última semana, os bairros visitados foram Conjunto dos Trabalhadores, 31 de Março e Cavaleiro. As equipes de trabalho do CCZ também passaram pelo Jardim Alfa e adjacências.
Jardim Brasília, Monte Líbano, Jacira III, Jardim dos Cedros, Gerivá, Jardim Amélia, Pântano e Pântano II, Mollon e Mollon IV e ainda, Candido Bertini, Vila Dainese, Jardim Adélia, Santa Rosa I, São Fernando, Pérola, Cidade Nova e Cidade Nova II, Esmeralda e Planalto do Sol, também foram alvo da ação em saúde pública. A pulverização é feita seguindo-se o curso dos córregos, por isso já foram pulverizadas as redes de esgoto nas proximidades do Córrego Ponte Funda e Mollon e Córrego Mollon e Barrocão.