No primeiro dia da Campanha de Vacinação Anti-Rábica, 5.346 animais - sendo 4.985 cães e 361 gatos - foram vacinados em Santa Bárbara d'Oeste. A vacinação ocorreu no sábado, dia 3, ao longo de todo o dia, em 15 postos. As outras três etapas da campanha serão realizadas nos próximos sábados, dias 10, 17 e 24 de setembro, em locais distintos (ver tabela abaixo).
Segundo o veterinário Wilson Guarda, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os números da ação foram satisfatórios. "No caso dos gatos, o resultado nem sempre é o ideal", ressaltou. Ele explicou que por ser uma espécie que não é criada presa, o gato é mais difícil de pegar. Para atender estes casos e outros, de proprietários que não puderam ir a um dos postos fixos, o CCZ funcionará como ponto fixo de vacinação de segunda a sexta-feira, entre as 8 e as 17 horas.
Na área rural do município, a imunização dos animais começou hoje no Campo Formoso, Usina Cillos e imediações, onde a vacinação é realizada de forma itinerante. Na semana que vem (12/9), as equipes estarão atendendo o Cruzeiro do Sul, Chácaras Pinheirinho, Vale das Cigarras e região. Todos os animais com idade a partir dos três meses de vida, devem ser vacinados, única forma de prevenção à raiva. O veterinário ainda orienta que os animais mais jovens, que forem vacinados pela primeira vez este ano, sejam levado aos CCZ em 30 dias, para receber a dose de reforço.