A Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil) "Maria Augusta Camargo Bilia", no Parque Planalto, promoveu no último dia 1º de setembro, uma festa folclórica. O evento, organizado pela direção e funcionários da unidade escolar, recebeu os alunos e a toda a comunidade local e fez parte das atividades escolares. No período da manhã, durante a abertura, houve a apresentação do coral "Vozes Brilhantes", criado pelos professores e composto pelos alunos de terceiras e quartas séries da escola.
Dentro da programação a professora Meire Gimenes Ramos contou a história do "Saci-Pererê". Já os alunos participaram com várias apresentações: a pré-escola fez a coreografia da música Saci-Pererê, os alunos apresentaram o teatro sobre o trânsito. Também houve exposição de brinquedos folclóricos: pipa, arte de modelagem em massa, sucata, máscaras e brinquedos feitos pelos alunos.
No período da tarde as atividades continuaram com a professora e "contadora de histórias" Luzia Rodrigues, que contou a história do Guilherme, um menino que quer ajudar uma senhora idosa, que perdeu a memória e consulta várias pessoas para ajudá-la. Na seqüência os alunos das segundas séries apresentaram Parlendas (versos infantis com rimas), o Jardim II apresentou a música Terezinha de Jesus, seguido da apresentação teatral "O caçador e o Saci", apresentado também pela segunda série. A apresentação final foi feita pelos alunos da primeira série, que cantaram a música "O vira", do cantor Ney Matogrosso.
Um dos detalhes, durante o evento, foi a apresentação do aluno Guilherme, portador de deficiência física. Ele dançou e mostrou sua potencialidade de participar junto com os amigos de todas as atividades desenvolvidas pela escola. A festa foi encerrada com a degustação de pratos típicos do folclore brasileiro: cuzcuz, paçoca, pé de moleque, bolo de fubá, doce de cenoura, bom-bocado e outros pratos. Todos foram feitos pelos alunos e seus pais, dentro da proposta do trabalho que teve como tema o "folclore".