Após um mês de intervenção, a situação da Santa Casa de Misericórdia (Hospital Santa Bárbara) tem sido restabelecida e já é possível afirmar que a ação gerou melhoria no atendimento e economia.
A possibilidade de uma suspensão nos serviços prestados pelo Hospital Santa Bárbara levou o Município a decretar intervenção, pelo período de 180 dias, para garantir que os procedimentos e ações médicas não fossem prejudicados.
O interventor Eduardo Pereira traz boas notícias e garante que o atendimento tem melhorado com uma nova rotina administrativa. A administradora Cleise Rosana Padovesi Pascon tem auxiliado na tarefa de otimização dos serviços.
1. AÇÕES
1.1 Finanças
Foi conferido que a instituição tem uma dívida de R$ 3.415.401,09 com fornecedores, despesa de pessoal, honorários médicos, energia elétrica, institutos e laboratórios, além de empréstimos bancários. Nos primeiros dias de intervenção foram restabelecidos os créditos com os fornecedores e rede bancária e renegociados seguros, gás GLP, gases medicinais e fornecedores de alimentos.
Na renegociação com o seguro foi conquistada a ampliação da cobertura, com redução no valor de R$ 3.568,53; no gás GLP a redução de 40% no valor do produto, significará uma economia de R$ 6.655,20 no ano e nos gases medicinais haverá uma contenção de R$ 86.400,00 no ano.
Algumas ações imediatas implantadas foram o controle diário do fluxo de caixa; estruturação de projeto de renegociação de dívidas pendentes com fornecedores e médicos e a realização de estudo de viabilidade de aderir ao REFIS ou parcelamento de tributos e impostos em atrasos.
1.2 Recursos Humanos
Houve pequena reestruturação no quadro de pessoal, com redução de seis funcionários. Foi constatado que alguns cargos são desnecessários e não alteram o bom funcionamento do Hospital. A ação resultará em economia de R$ 120.327,00 por ano.
1.3 Equipamentos
Diversos equipamentos foram encontrados danificados e que prontamente foram consertados e colocados em uso restabelecendo serviços. A recuperação de sensores de oximetria, por exemplo, retomou o funcionamento de uma sala cirúrgica que estava desativada; o mesmo tipo de equipamento reativou o atendimento em dois leitos de UTI e os dois elevadores, imprescindíveis para o deslocamento de macas, voltaram a funcionar, além de outros aparelhos. A recuperação custou para o Hospital R$ 22.217,33 e para os pacientes e funcionários, qualidade e garantia de atendimento.
1.4 Serviços
O próprio Hospital, sob orientação do interventor e da administradora, promoveu serviços que estavam parados há algum tempo e que faltavam pequenas peças ou decisão para execução, como:
" Inventário no laboratório, centro cirúrgico, UTI, lavanderia, sala de parto e berçário;
" Interfones nas entradas pelo estacionamento em antiga Emergência;
" Revisão da parte hidráulica e elétrica com recuperação de locais com infiltração, troca de chuveiros e lâmpadas;
" Conserto de camas, principalmente na ala que atende SUS;
" Troca de encanamento de esgoto da lavanderia e no centro cirúrgico, onde havia vazamento;
" Conserto de duas mesas cirúrgicas, extrator centrífugo e carrinho térmico.
Além disso, foi necessária uma limpeza para retirada de entulhos e sucatas tanto na área externa como na interna do Hospital. Houve imediata preocupação com a proliferação de insetos e higienização do local.
1.5 Serviços Médicos e de Diagnóstico e Tratamento
Houve o desligamento da empresa terceirizada do controle e gerenciamento da UTI. Foi nomeado um novo chefe especialista da área e renovado parte do quadro médico atuante na UTI. Os honorários médicos passaram a gerar uma economia de R$ 5.869,72 por mês (R$ 70.436,64 no ano).
Implantado livro ponto dos médicos que trabalham de plantão 24 horas para acompanhamento dos serviços prestados e validar o pagamento.
Mutirões de cirurgias estão sendo programados visando minimizar a demanda. O primeiro acontece nesse final de semana. Dias 29 e 30 de abril serão realizadas 30 cirurgias de hérnia e hemorróidas, pela própria equipe cirúrgica do Hospital Santa Bárbara. Já no início de maio devem acontecer outras 100 cirurgias na especialidade de otorrinolaringologia (adenoidéctomia, amidaléctomia, desvio de septo e turbinéctomia).
Foi rescindido o contrato com a empresa terceirizada e retomados os gerenciamento e prestação de serviços do laboratório de análises clínicas.
2. PROBLEMAS ENCONTRADOS
" Falta de recolhimento de IRRF e INSS;
" Irregularidade na contratação e terceirização dos serviços médicos da UTI Adulto;
" Duplicidade de pagamentos aos médicos que atendem através da escala de plantão remunerada indiretamente pela Prefeitura;
" Falta de controle de acesso do trânsito de pessoas dentro do Hospital, com várias portas abertas trazendo insegurança aos pacientes e funcionários;
" Insuficiência de rouparia hospitalar;
" Precariedade nas instalações físicas da ala de atendimento de pacientes do SUS e na manutenção predial de toda a estrutura do hospital (pisos danificados, infiltrações, problemas na rede de esgoto e elétrica e outros);
" Ausência de rotina de limpeza externa.
2.1 Processos Judiciais
Os relatórios existentes na contabilidade do Hospital demonstram que há 12 ações de processos trabalhistas e 10 ações cíveis.
3. RESUMO DAS AÇÕES DE CURTO E MÉDIO PRAZO
" Reestruturação do quadro de pessoal;
" Regularidade das atividades médicas;
" Planejamento financeiro de negociações de pagamento de dívidas com fornecedores e médicos;
" Reestruturação do setor de Faturamento;
" Busca de alternativas para parcelamento de débitos fiscais;
" Parcerias na iniciativa privada e comunidade local para reformas de estrutura física e mobiliários, melhorando as acomodações para os pacientes de convênios médicos;
" Busca de recursos financeiros para investimentos de novas tecnologias e equipamentos para serviços de maior complexidade.
4. IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO
Antes da intervenção Depois da intervenção
UTI - 6 leitos funcionando, sendo 2 sem equipamento UTI - 8 leitos funcionando
Dificuldade de conseguir leito para pacientes transferidos dos PS Leitos disponíveis para pacientes da rede
Ultra-som desativado Restabelecido serviço de ultra-som
Recusa de atendimento por alguns fornecedores Renegociação com fornecedores que chega a redução de 40% na compra de produtos e uma economia de R$ 289.187,37 no ano. Recuperação da credibilidade com fornecedores.
283 funcionários 277 funcionários. Pequena reestruturação do quadro de funcionários e economia de R$ 120.327,00 no ano.
Falta de manutenção e reparo de equipamentos Com recursos do Hospital, o conserto de alguns equipamentos restabeleceu o atendimento em 2 leitos da UTI e uma sala do centro Cirúrgico.
Serviços de manutenção realizados pelo próprio Hospital (conforme item 1.4) recuperou instalações para condições de uso das instalações e conforto mínimo para o paciente.
Falta de limpeza Retirado todo o entulho da Unidade de Saúde que proliferava insetos e prejudicava o andamento e condições de higiene do local.
Falta de controle dos serviços médicos Controle formal dos serviços médicos
Laboratório de análises clínicas terceirizado Gerenciamento próprio do laboratório
5. DESAFIOS
O grande desafio do Município continua sendo estimular os médicos a dedicarem seus relevantes serviços de forma cada vez mais competente, a busca de novos e entusiasmados profissionais e oferecer serviços ainda inexistente por falta de equipamentos.
O Município não investiu nada além do que já vinha colaborado antes da intervenção e mesmo assim foram grandes as conquistas desse um mês, confirmando que com organização e gerenciamento a ordem será restabelecida. A intervenção veio para garantir o atendimento e conseguiu mais que isso. E tem ainda a pretensão de recuperar a confiança de nossa gente.