Ir para o conteúdo

Município de Santa Bárbara dOeste e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Município de Santa Bárbara dOeste
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Rádio Santa Bárbara FM
Notícias
MAI
31
31 MAI 2017
Gente de S.Bárbara: Prefeitura oferece apoio a quem quer parar de fumar
receba notícias
Neste Dia Internacional sem tabaco, conheça a história de Mara e Jean
“Eu fumava dois maços de cigarro por dia, nunca pensei na minha vida em parar de fumar. O cigarro era uma fuga, uma alegria, uma tristeza, uma companhia. Quando parei de fumar, há quatro anos, fiquei perdida. Mas o tempo ocioso foi transformado em jardinagem, vida social, uma vida melhor”, disse a aposentada de 57 anos, Mara Amália Ortega Dannans.

Jean Richard Dannans, aposentado de 66 anos e marido de Mara, parou de fumar junto com ela no Programa “Saúde Sem Tabaco” da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste. “Foi a primeira vez que consegui realmente parar de fumar. Aqui fui acolhido, tive o apoio do Dr. Antonio e toda sua equipe, tive apoio medical e de minha esposa. Estamos muito felizes e queremos transmitir isso para as pessoas, de que é possível, e elas também podem ser mais felizes e mais dispostas”, declarou.

Ainda de acordo com Mara, participar do programa já é certeza de sucesso. “Pelo fato de estar aqui já é 70% de certeza de que vai conseguir. Aqui ninguém vai te criticar, estão para te ouvir, acolher e ajudar. Não é fácil parar de fumar, mas é possível. Mas você tem que ter vontade. Tem que pensar: se estou aqui, estou por mim, eu quero, eu desejo e eu vou conseguir. É assim que tem que ser. Então faça isso por você”, concluiu.

O Brasil tem cerca de 22 milhões de fumantes. E Santa Bárbara, aproximadamente 21 mil fumantes. Os dados, informados pelo coordenador do Programa, o médico Antonio Detoni, apresentam um quadro decrescente de pessoas que fumam. “Nos anos 90, 34% da população brasileira fumava. Hoje, são 14%. Isso devido a diversas campanhas, à lei antifumo e programas de apoio como o “Saúde sem Tabaco”, disse.

Dr. Antonio, que perdeu um irmão por conta do cigarro, abraçou a causa para evitar que as pessoas sofram com os malefícios do tabaco. “O tabagismo é uma doença evitável. Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão são causados pelo cigarro. Também está relacionado a 45% das doenças cardiovasculares. Participar deste programa e ver as pessoas parando de fumar é muito satisfatório, nada paga essa felicidade e o prazer que a gente sente em contribuir para evitar este mal”, concluiu.

Saúde sem Tabaco

O Programa Saúde Sem Tabaco já existe há quatro anos em Santa Bárbara. Neste dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, o programa atende o seu 31º grupo, com 12 pessoas. Elas participam da segunda fase, a terapêutica. A primeira fase é a motivacional e a terceira, a de manutenção. São oferecidos 11 meses com encontros semanais às segundas-feiras, das 16 horas às 18h30, no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Quase 450 pessoas já passaram pelo “Saúde sem Tabaco” e mais de 200 conseguiram parar de fumar.

Os interessados em contar com a ajuda de uma equipe multidisciplinar, que oferece apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social, além de medicamentos para parar de fumar, podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima e se inscrever. É de graça.
Seta
Telefone: (19)3455-8000
Endereço: Av. Monte Castelo, 1000 - Jd Primavera | CEP: 13450-901
Das 9 às 16 horas
Município de Santa Bárbara dOeste
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia