Ir para o conteúdo

Município de Santa Bárbara dOeste e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Município de Santa Bárbara dOeste
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Rádio Santa Bárbara FM
Notícias
JUN
08
08 JUN 2017
Escola de Batuque cria protagonistas da cultura brasileira em S.Bárbara
receba notícias
“O amor eu vim lhe dar. O amor vou lhe entregar. E o som do tambor?!”. Assim começam os batuques durante a aula. E é por meio dele que a escola da vida segue, criando autoestima, disciplina e iniciativa. É no ritmo da caixa, surdo, agogô, ganzá e do repinique que cerca de 90 crianças entre 10 e 11 anos, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste vêm rompendo barreiras culturais com o Projeto “Escola de Batuque”.

A partir do contato com a musicalidade, do protagonismo e da experiência de serem aplaudidos diante do público, estudantes do CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Carmelina Pellegrino Cervone”, no Jardim Santa Fé, Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) do Bosque das Árvores, e Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul, se tornam donos da própria história e têm suas vidas transformadas.

De acordo com a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva, o projeto contribui para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. “A aprendizagem musical possibilita uma transformação cultural e social profundas, onde se criam novas oportunidades, e os alunos passam de meros espectadores a agentes culturais da arte brasileira”, disse.

“É uma proposta de tirar as crianças da condição de meros receptores de uma cultura de massa e colocá-los como agente da nossa cultura. Quando eles sobem no palco para se apresentar e sentem a vibração do público, elas se vêem e isso reflete na autoestima, no descobrimento da capacidade delas de ir além”, disse o responsável pela Escola de Batuque, Hélio Cunha.

Os alunos participam de duas horas de aula semanal e quando necessário realizam ensaios extras. Nas aulas aprendem a tocar ritmos típicos do nordeste e sudeste, bem como cantar canções que fazem parte deste repertório. O trabalho conta com o apoio de dirigentes e coordenadores escolares.

O projeto

A Escola de Batuque nasceu dentro da Secretaria de Educação, com aulas do músico Hélio Cunha, que durante os anos de 2015 e 2016 atuou como monitor cultural no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) “Carmelina Pellegrino Cervone”, no Jardim Santa Fé. Em 2017, com o apoio da Prefeitura, o projeto foi ampliado e passou a atender, além do CIEP “Carmelina”, a Emefei do Bosque das Árvores e Emefei “Anália de Lucca Furlan”, no Cruzeiro do Sul.

Em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo em breve o projeto será estendido, oferecendo 45 novas vagas para aulas de pandeiro no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) de Santa Bárbara d’Oeste, no Planalto do Sol II e na Biblioteca e Centro Cultural “Prof. Léo Assad Sallum”, na Cidade Nova.
Seta
Telefone: (19)3455-8000
Endereço: Av. Monte Castelo, 1000 - Jd Primavera | CEP: 13450-901
Das 9 às 16 horas
Município de Santa Bárbara dOeste
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia