O Comitê Intersetorial de Cidadania reuniu-se nesta quarta-feira (21) na Sala dos Conselhos, no CSU (Centro Social Urbano). É o segundo encontro promovido pela Prefeitura. Foram relatos, sugestões e agendamentos com o objetivo de planejar e efetivar ações para trazer mais dignidade às pessoas em situação de rua.
Durante a reunião, o coordenador do Comitê, Marcelo Vieira do Nascimento, fez a leitura e aprovação da ata da primeira reunião, realizada dia 1º de junho. Na sequência, os integrantes ouviram o relato do serviço de abordagem às pessoas em situação de rua, realizado de 2 a 20 de junho. Na ordem do dia, ficou definida uma data, após discussão, da abordagem conjunta entre as secretarias de Promoção Social, de Saúde, de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran) e os representantes do Comitê.
Dentre os outros assuntos, foi sugerido o apadrinhamento, realizado por grupos, das pessoas em situação de rua de forma individual, para ofertar mais dignidade e qualidade de vida por meio da construção de um plano de vida.
Ficou definido também que na próxima sexta-feira (30), os integrantes do Comitê irão visitar o Centro Pop, para interagir, conhecer e aproximar-se mais dos frequentadores.
O Comitê
O Comitê Intersetorial da Cidadania foi instituído pelo Decreto 6.704 de 19 de abril de 2017. Por meio do Comitê, o trabalho da Prefeitura iniciado em 2013, de planejamento e ações em benefício dos que mais precisam, ganhou forças com representantes atuantes na sociedade.
O grupo é composto 28 representantes da Prefeitura, Pastoral de Moradores de Rua, Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste (Acisb), entidades que atuam com a população em situação de rua, instituições religiosas, entre outros. Os integrantes do Comitê foram nomeados pelo prefeito Denis Andia no dia 24 de maio.