Alegria, valorização da autoestima e superação. Sobrou emoção no espetáculo que marcou o encerramento das atividades da edição 2017 da Oficina de Apoio Psicocorporal Dançaterapia. Com o tema “Avalon e o Mundo das Mulheres”, a iniciativa, promovida pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, atraiu um público de aproximadamente 350 pessoas ao Teatro Municipal “Manoel Lyra” nesta terça-feira (19).
Além do musical, voltado ao universo feminino para trabalhar as suas potencialidades, evidenciar a identidade e valorizar a autoestima, o evento contou com a participação do coral do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) II e exposição de artesanato com materiais produzidos pelos usuários do serviço. Toda a programação foi aberta à população.
Na atração principal, foi abordada a importância da valorização da mulher, por meio da descoberta da sua identidade e autoestima. A narrativa falou sobre uma lenda baseada no livro “As Brumas de Avalon”, onde existe uma ilha em que toda mulher é educada para se valorizar e aprender a cuidar de si, com amor e respeito. Esta temática também foi trabalhada terapeuticamente nos grupos de atendimento com as mulheres durante o ano.
A secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, comentou sobre as atividades do grupo. “Esse evento de encerramento só reafirma o excelente trabalho que a equipe de Saúde Mental tem realizado nos últimos anos. Gostaria de agradecer aos familiares, pela confiança nos nossos profissionais e por acreditar no trabalho que desenvolvemos durante todo o ano junto aos usuários do serviço”, destacou.
Além da equipe da Saúde e dos usuários do serviço, participaram do evento as bailarinas e professoras de dança Cris Gomes, Patrícia Queiroz, Eli Fraga, Juliana Daniel e suas respectivas alunas. O espetáculo foi coordenado pela psicóloga da rede e professora de dança Priscila Martins.
A Dançaterapia é uma abordagem artístico-corporal, voltada ao conhecimento pessoal. Neste trabalho em específico, ela se une à técnica da Dança do Ventre, procurando trabalhar por meio de uma prática milenar de estimulação, desenvolvimento e fortalecimento criativo do psicossocial.
Os encaminhamentos para as atividades do grupo em 2018 podem ser realizados por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e serviços de referência da Saúde Mental - CAPS II, Núcleo Infantil e Núcleo Álcool e Drogas.