Educadores e técnicos das Secretarias de Educação, Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil e do DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste participaram, entre os dias 24 a 26 de janeiro, do 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia Universitária, na Unesp (Universidade Estadual de São Paulo), no campus de Rio Claro. O tema dos trabalhos foi "Velhos problemas, novos desafios", enfatizando o desafio de inovar na pedagogia universitária, voltando os olhares para Atenção Básica de ensino nas escolas públicas.
Os trabalhos realizados em Santa Bárbara ganharam destaques no Congresso, entre eles, sobre Guarda Responsável de Animais, Uso Racional da Água, Museu da Água, Defesa Civil nas escolas, Cidade Mirim de Trânsito, Plantios, Compostagem, Hortas nas escolas, Hortas medicinais e Animais sinantrópicos.
O Município apresentou o painel "Percurso entre extensão e pedagogia universitária" com o tema “Transversalidade e intersetoriaridade como forma de inovação da Atenção Básica". Os profissionais expuseram os desafios e os trabalhos desenvolvidos pelas diferentes Secretarias Municipais que atuam com Educação Ambiental e institui a Câmara Técnica de Educação Ambiental e Saneamento Básico.
Capacitação
A Unesp ministrou, de agosto a novembro de 2017, o curso de extensão "Conhecimentos específicos pedagógicos sobre insetos" a 34 profissionais entre professores e técnicos da Prefeitura. “Trata-se de um trabalho transversal junto da Unesp, que nos propôs uma parceria, após uma reunião juntamente com o vice-prefeito e diretor-superintendente do DAE, Rafael Piovezan. A proposta do curso culminou neste Congresso, onde os professores e técnicos integrados de diversas secretarias da Prefeitura puderam contar as experiências e tabus quebrados em Santa Bárbara, atendendo sempre as diretrizes que o prefeito Denis Andia propôs à Educação Municipal”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva. “Tivemos o olhar dos pesquisadores e nossos profissionais foram aplaudidos. Com isso, sabemos que estamos na direção certa com uma Universidade reconhecendo o trabalho da gestão municipal e da competência técnica dos profissionais”, complementou Tânia.
Planejamento em Educação Ambiental
Intitulado de "Fortalecimento de território", a Prefeitura realizará neste ano ações por regiões, focando na redução do descarte irregular de resíduos. Durante seis meses, em cada território mapeado pelas secretarias, técnicos darão orientações, palestras, oficinas com alunos das escolas municipais e estaduais, parcerias com instituições de ensino superior da cidade, reunião de pais, orientação a comunidade e lideranças comunitárias e religiosas, passeatas educativas e intensivos que serão realizadas de forma integrada.