Apoiar e investir nas empresas barbarenses, na geração de empregos e no desenvolvimento de Santa Bárbara. Esse é um dos objetivos da Incubadora de Empresas “José João Sans” de Santa Bárbara d’Oeste e que agora conta com novidades. Duas novas empresas, a “DWTS – Soluções em Engenharia” e “Startar - Plataforma de Desenvolvimento Colaborativo”, foram aprovadas em fevereiro pelo comitê gestor e, em breve, se instalarão no espaço para assim se tornarem empresas com uma base sólida, com condições técnicas e conhecimento para tomada de decisões.
A DWTS é um escritório de engenharia que atua na base essencial de qualquer projeto industrial, que é a Estrutura ou Projeto Mecânico, desenvolvendo Soluções em Projetos Mecânicos para a indústria metalúrgica, Projetos de Ferramentas e Dispositivos, que possam desempenhar sua função de forma eficiente, junto a outras tecnologias, como automação Industrial ou Sistemas hidráulicos e pneumáticos.
Já a Startar é uma rede social 100% voltada para empreendedores com foco no desenvolvimento corporativo, onde empresários se auxiliam e também podem escrever, por exemplo, artigos como troca de experiências, sempre com privacidade nas interações, onde ele pode escolher realizar perguntas públicas, privadas ou direcionadas a um grupo seleto de mentores de sua confiança.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Brito, a Incubadora é um lugar seguro para se empreender e um grande diferencial para se obter resultados extremamente interessantes, seja o aumento do ciclo de vida da empresa, ampliação da interação com o setor empresarial, num ambiente melhor estruturado e na otimização da aplicação de recursos.
“Empreender é uma ciência, porque não basta ter a habilidade inovadora. É fundamental esse apoio na formação das mais diversas áreas de gestão de um negócio com controle financeiro, formação de preço, marketing, gestão administrativa e conformidade legal. Todos esses aspectos são oferecidos como ajuda e capacitação pela Incubadora e seus parceiros sempre com acompanhamento do aprendizado e consultorias específicas nas demais áreas para o empreendedor incubado. Este apoio aumenta e muito a chance dos sucessos da empresa após sua graduação”, frisou Brito.
Segundo o gestor da Incubadora, Daniel Monaro, ambas as empresas aprovadas irão receber todo o suporte técnico da Incubadora. "Tudo aliado ao aperfeiçoamento do sistema de gestão das mesmas e desenvolvimento de diferenciais de mercado, pautados em mentorias internas, treinamentos com os parceiros da incubadora (Prefeitura, UNIMEP, CIESP e SEBRAE), acompanhamento por meio dos indicadores de desempenho, capacitações com o “Programa Café com Informação”, além de usufruírem de um ambiente propício para a troca de informações entre os empresários e os parceiros da Incubadora", comentou.
Também há na Incubadora, no momento, as empresas Next Solar, IMBB, Raht, MyBGuide, Chocolatec, DWS e Trefiart. No final deste ano irão se graduar MyBGuide e Raht. Em 2016 as empresas incubadas 3HM, Kernellink, Labmaster e Lúnet receberam a graduação.
A Incubadora de Empresas é uma divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e funciona em parceria com a UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), que fazem parte do comitê gestor.
Incubadora
A Incubadora tem o objetivo de aumentar as chances de sucesso de novas empresas, introduzir novas corporações na economia local, desenvolver iniciativas competitivas e gerar novos empregos. Localizada na Rua Tupis, 1.633, Jardim São Francisco, a Incubadora conta hoje com empresas de setores da área de tecnologia da informação, suporte de equipamentos esportivos, manutenção e sistema de automação, engenharia de automação e controle, plataforma educacional, células robóticas, trefilação de aço e sistemas energéticos sustentáveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3455.1040.