O Programa Saúde na Escola (PSE) - Eixo “Promoção da Saúde Ambiental e Desenvolvimento Sustentável” continua promovendo ações de conscientização, sustentabilidade e preservação ambiental. Entre as atividades desenvolvidas, destaque para as passeatas educativas, que envolvem alunos, educadores e profissionais das unidades, além de membros da comunidade escolar.
Os temas abordados são combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegytpi, prevenção a animais sinantrópicos (pombos, carrapatos, escorpiões), guarda responsável de animais, consumo consciente (redução na produção de resíduos na unidade) entre outros.
Na sexta-feira (06) o evento ocorreu no CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) "Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti", Jardim Europa. Mais de 60 alunos e profissionais da unidade percorreram ruas do bairro com a passeata "Pombo Transmissor de Doenças", alertando sobre os problemas com a ave, que é transmissora de diversas doenças.
Há passeatas programadas para este mês na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) "Profª Ruth Garrido Roque", no Parque Rochele, na próxima sexta-feira (13), na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) "Profª Eny Carvalho de Andrade", no Jardim Europa e EMEI "Profª Áurea Chan Bataglia", na Cidade Nova, na sexta-feira (20) e na EMEFEI "Profª Purificacion S. Fonseca" - Dª. Pura, no Jardim Monte Líbano, na última sexta-feira de abril (27). Em março aconteceram passeatas na EMEI "Olimpia Gelli Romi", do Jardim Europa e EMEI "Padre Mário Dantas de Menezes", na Vila Linópolis.
Implantado em 2013 no Município, o Programa Saúde na Escola envolve mais de 15 mil alunos da rede municipal, com políticas de Saúde e Educação visando a prevenção da saúde e construção de uma cultura de paz.
Educação Ambiental
Dirigentes escolares da rede municipal de ensino participaram quinta-feira (05) de reunião sobre o eixo “Transversalidade e Educação Ambiental” do Plano Municipal de Educação que é conduzido Câmara Técnica de Educação Ambiental. Durante o encontro, a secretária de Educação Tânia Mara da Silva, a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Gilmânia Paiva, a chefe de Educação Ambiental do DAE, Mônica Tortelli e o estagiário de Engenharia Ambiental do DAE, Rafael Ortega Martini, além do gestor de Risco da Defesa Civil, Ezequiel Matos apresentaram os resultados dos projetos de Educação Ambiental já executados.
Além da apresentação da Câmara Técnica Intersetorial de Educação e suas atribuições, houve o alinhamento dos projetos deste ano, como “Fortalecimento de Território e “Checklist Supervisionado", lista de verificações de boas práticas sustentáveis adotadas pelas unidas de ensino, que visam estabelecer medidas pedagógicas e administrativas garantindo o uso sustentável de recursos naturais.