Ao atender um chamado de esgoto entupido no Jardim Barão, nesta segunda-feira (7), o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste encontrou grande quantidade de entulhos que possivelmente foram jogadas de forma intencional na rede coletora do bairro, obstruindo a passagem do esgoto.
Pedaços de cabos de vassouras, mangueiras, arames, armações quebradas de pipas e até um cobertor foi retirado de um PV (Poço de Visita) durante a ação de limpeza na Rua São José do Rio Pardo.
O descarte irregular desses materiais na rede de esgoto pode ocasionar rompimentos na tubulação da rua e vazamentos até mesmo nas próprias residências, atraindo ratos e insetos que vivem no esgoto e, com isso, trazer riscos à saúde dos moradores, além do mau cheiro.
Segundo os servidores da autarquia que atuaram no local, por pouco esse material não causou danos maiores na rede de esgoto. Casos desse tipo são considerados atos de vandalismo e já foram encontrados também em ações preventivas que o DAE executa em diferentes pontos da cidade.
O DAE alerta para o perigo do lixo na rede de esgoto. O descarte de resíduos sólidos nessas redes compromete não só o serviço prestado de afastamento do esgoto, mas também o meio ambiente. Após os trabalhos, o sistema de esgotamento sanitário do bairro voltou ao normal.