Guardar pneus sem uso em casa pode acumular água e ser um criadouro do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Por isso, “Livre-se daquele pneuzinho. Pneu guardado só quem usa é o Aedes. Desapega”.
Nesta semana qualquer cidadão de Santa Bárbara d´Oeste pode utilizar o ponto fixo de descarte de pneu no Aterro Sanitário Municipal. O apelo é tema da Semana Estadual de Mobilização para a Coleta de Pneus promovida pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura, que segue até sexta-feira (18).
Destinar corretamente o pneu, além de eliminar um possível criadouro da dengue, preserva o meio ambiente. Um pneu leva mais de 600 anos para decompor. Se descartado corretamente é encaminhado para fabricantes e comerciantes que promovem a logística reversa, reinserindo os resíduos em novos ciclos produtivos.
O ponto fixo para descarte de pneus de Santa Bárbara d´Oeste é coberto, evitando o acúmulo de água e proliferação de doenças. RotineIramente 67 geradores cadastrados, entre borracheiros, mecânicos, bicicletarias, entre outros, utilizam o ponto. Nos outros dias além da Semana de Mobilização, o cidadão comum deve levar a um destes geradores para que eles encaminhem para o Aterro Sanitário Municipal, onde serão encaminhados para a logística reversa.
O Aterro Sanitário Municipal está localizado na Estrada dos Italianos, 1.800, no Santa Fé, de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas, e das 13 às 18 horas.