O bicentenário de Santa Bárbara d' Oeste é tema na Educação Municipal. Durante o ano letivo, a história da cidade é colocada em pauta em diversas atividades na rede de ensino.
Por meio de parceria com a Fundação Romi, o “Projeto Baú da História” traz uma metodologia de ensino lúdica, dinâmica e rica sobre a história do município, ampliando as ferramentas utilizadas nas contações de histórias relacionadas à celebração dos 200 anos de Santa Bárbara, comemorado dia 4 de dezembro.
Com o conteúdo trabalhado no baú, profissionais de Educação poderão contar a história da cidade utilizando a narrativa e os materiais propostos pelo projeto, além de acessarem uma série de atividades educativas para auxiliar na fixação dos conteúdos.
O "Projeto Baú da História" é organizado pelo Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi como parte das ações do projeto “CEDOC em Movimento” e é ministrado pela Cia Xekmat. Ao todo 190 dirigentes e coordenadores e demais educadores participam do projeto que envolve também profissionais da Rede Estadual de Ensino e Instituições Privadas.
O primeiro encontro aconteceu no dia 14 de maio, o segundo acontecerá na próxima segunda-feira dia 21. Após os encontros, cada unidade participante elaborará um cronograma para aplicar o conteúdo junto aos alunos. No total 37 escolas entre públicas e privadas que atendem o Ensino Fundamental I participam, beneficiando aproximadamente 15 mil estudantes principalmente dos 4ºs e 5ºs anos.
"O projeto se soma a outras iniciativas da Administração do Prefeito Denis Andia para celebrar os 200 anos do nosso município. Em junho, por exemplo, acontecerá no Teatro Municipal “Manoel Lyra” a Mostra Cultural onde alunos realizarão apresentações em uma grande celebração o bicentenário da cidade", explicou a secretária de Educação Tânia Mara da Silva.
O Baú da História
Cada escola participante receberá um ‘Baú da História’ com um Guia do Professor, um manual com orientações para o melhor uso do baú e de seus itens, um conjunto de tabloides (um jornal para cada aluno matriculado no Ensino Fundamental I da escola participante com atividades para realizar), um boneco (fantoche) para trazer o lúdico às atividades escolares propostas, uma cópia fiel do jornal “Correio Barbarense”, publicado em 10 de dezembro de 1967, dez fotografias de pontos históricos da cidade de Santa Bárbara d´Oeste e uma Linha do Tempo com uma série de pontos marcantes da história da cidade.
Com informações de www.fundacaoromi.org.br
Foto: Fundação Romi