Os jovens do sexo masculino de Santa Bárbara d’Oeste nascidos de 2.000 ou anos anteriores que ainda não realizaram o Alistamento Militar têm até o dia 30 de junho. O procedimento é obrigatório, inclusive para pessoas com deficiência física e mental. Para se alistar basta gerar protocolo on-line e comparecer à Junta Militar do Município.
Ao acessar www.alistamento.eb.mil.br, no campo "Quero me alistar", o jovem deve informar o CPF e dados da Certidão de Nascimento e RG ou Documento de Nacionalização. Ao final do processo um número de protocolo será gerado. Com ele em mãos, o cidadão deverá comparecer na Junta de Serviço Militar de Santa Bárbara, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas, com cópias e originais de certidão de nascimento e CPF e cópia do comprovante de endereço em nome dos pais do próprio alistado (água, luz ou telefone fixo com data recente) para solicitar o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), e posteriormente, realizar o Juramento à Bandeira. Não é mais necessário foto 3x4 do alistado.
O jovem que não se alista fica em débito com o serviço militar e não pode tirar passaporte, ingressar como funcionário público, entre outras sanções. A Junta Militar está localizada na Rua Graça Martins, 465, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3455-2534 ou pelo site: http://www.santabarbara.sp.gov.br/juntamilitar/.