Como parte das ações de defesa dos direitos das crianças e adolescentes, a Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última quinta-feira (17) uma programação em referência ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, que é lembrado todo dia 18 de maio.
O objetivo foi mobilizar as famílias em relação aos cuidados que permitem a prevenção de situações de abuso e conscientizar a população da importância da denúncia como estratégia para romper o ciclo de violências que crianças e adolescentes estão expostos.
A palestra "Família: Como Chave no Combate ao Abuso e a Exploração Sexual", foi ministrada por Michele Batista, Patrícia Baumeyer e Michele Antonucci, psicólogas da Rede Municipal de Ensino.
Os temas abordados junto a representantes de instituições assistenciais, educadores da rede pública e privada, além de familiares de alunos, foram Abuso Sexual Infantil Intrafamiliar, Fatores de Risco (Indicadores), Como Ajudar a Criança, Aspectos Jurídicos, Fazendo a Denúncia entre outros tópicos.
"O combate a violência tem sido um trabalho permanente na administração do prefeito Denis Andia. A palestra permitiu muitas reflexões por meio dos temas abordados. A intenção foi intensificar as medidas de proteção das crianças e adolescentes e fortalecer as famílias como uma das principais barreiras de proteção junto às crianças e adolescentes", explicou a secretária de Educação Tânia Mara da Silva.
Protocolo Integrado de Atendimento
O prefeito Denis Andia assinou na última sexta-feira (18) o Protocolo Integrado de Atendimento às Crianças e Adolescentes vítimas de violência sexual no Município. O objetivo é estabelecer instrumentos normativos e integrar as ações dos diferentes setores do município, fortalecendo a atuação na garantia dos direitos da criança, adolescente e família. O termo de compromisso envolve setores da Prefeitura, Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Diretoria Estadual de Ensino.