Cinco dias de cultura negra e periférica de forma on-line. A Mostra Cultural Sankofa – financiada pelo programa estadual Tradição SP Online - registrou mais de 3 mil visualizações pela página do Facebook @culturasbo. O evento foi sucesso na rede e evidenciou a cultura africana, que está enraizada desde o início da história barbarense, e ocorre de modo oficial há dois anos na cidade, com edições em 2018 e 2019, e manifestações da Cultura Afro-brasileira.
A Mostra contou com apresentações de Capoeira com mestre Motta, Dança Afro com Isabely Motta, Maracatu com Rumenig Dantas, Maracatu de Baque Virado Nação Porto Rico, Grupo Teatro da Quebrada dirigido por Jotapê Antunes e Sarau com o Grupo Versos da Resistência com a poetisa Júlia Motta.
A voz da periferia, do conhecimento e da ancestralidade adentrou inúmeras casas, segundo Evandro Felix, secretário de Cultura e Turismo de Santa Bárbara d’Oeste. “É difícil realizar eventos sem o calor do público, porém, a internet possibilitou que a história falada seja eternizada em som e imagem. A mostra trouxe uma riqueza étnica que ficou gravada em nossas redes e agora pode ser revisitada por qualquer pessoa do mundo”, comentou. “Agradeço o empenho dos profissionais e artistas que tornaram possível o evento e se dedicaram na produção da Mostra Cultural Sankofa. Meu muito obrigado à Amigos da Arte e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado por proporcionaram a execução dessa importante ação online”, complementou Felix.
O Tradição SP é uma iniciativa do Programa Juntos pela Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte e Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.