Teatro Municipal “Manoel Lyra” receberá a substituição das poltronas e carpete
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com a manutenção de equipamentos culturais municipais. Considerando as restrições impostas pela pandemia, as ações são executadas neste momento para que seus fechamentos impactem de maneira sútil e rápida na programação de apresentações e, no futuro, vislumbrando a normalidade, para que o público e seus locatários possam contar com espaços altamente qualificados.
As substituições das poltronas e carpete estão previstas para dar continuidade às manutenções do Teatro Municipal “Manoel Lyra”. A sala de espetáculos acaba de receber a substituição de parte do forro lambril e também é preparada a higienização completa das paredes internas. Como parte do planejamento, o piso do palco do Teatro foi substituído em fevereiro desde ano por assoalho com sistema de amortecimento.
“Símbolo da arte regional, nosso Teatro Municipal passará, a pedido do prefeito Rafael Piovezan, por melhorias que garantam sua operação e conforto. Desde de sua inauguração, há 25 anos, apenas intervenções pontuais internas foram realizadas e estamos atentos para as necessidades existentes como a substituição das poltronas e carpete - ambos instalados na inauguração do Teatro”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
Teatro
Inaugurado no dia 26 de junho de 1995, o Teatro Municipal de Santa Bárbara d’Oeste é o berço das artes barbarenses e recebe o nome de um pioneiro do teatro no interior paulista: Manoel Lyra, artista barbarense que dedicou sua vida à arte dramática de forma apaixonada e incansável. Atualmente o Teatro dispõe de 596 lugares na plateia, sendo 584 poltronas, seis poltronas para obesos e seis lugares para cadeirantes.
Outros espaços que receberam manutenção em 2021
O Museu da Imigração foi modernizado neste ano com uma série de melhorias em investimento de mais de R$ 160 mil, em recursos próprios e do edital de Modernização de Museus – Prêmios do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Já o Centro Cultural “Edgard Tricânico d’Elboux”, no Roberto Romano, teve seu telhado totalmente substituído por telhas sanduíche. Além desses, o pátio da Usina Santa Bárbara teve o fechamento do seu entorno e instalação portões para acesso e saída de emergência, que garantirão máximo controle na realização de futuros eventos. Por fim, as melhorias se estenderam ao CEU das Artes "Ariovaldo Inácio - ‘Vardão’”/Estação Cidadania Cultura, onde equipes substituíram a grade de proteção que cerca a quadra coberta.