Santa Bárbara d’Oeste é líder na região do ranking da qualidade das informações contábeis e fiscais dos Municípios, iniciativa do Tesouro Nacional que busca a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis. De acordo com o estudo divulgado nesta semana, Santa Bárbara alcançou 89,1% no Indicador de Qualidade Contábil e Fiscal (ICF) e obteve a “Nota B”, estando à frente dos municípios de Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia – cidades que integram a microrregião.
O ranking utiliza a mesma data de corte do Balanço do Setor Público Nacional. A previsão legal estabelece que os entes federativos devem enviar seus dados à União, para que esta proceda com a consolidação das contas públicas. Com o objetivo de obter informações cada vez melhores para a consolidação, a mesma data de corte estabelecida para o Balanço do Setor Público Nacional foi definida como marco para a aplicação das verificações do ranking.
“A colocação alcançada no ranking demonstra que a Administração Municipal tem realizado um trabalho sério e comprometido, tendo sempre o compromisso de levar as informações aos órgãos públicos de controle e à população de maneira correta e transparente”, comentou a secretária de Fazenda, Paula Fernanda Marchesin de Mori.