Promoção à Saúde, prevenção de doenças e agravos, assistência e cuidado integral à população. Mais de 491 mil procedimentos foram realizados nas 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante todo ano de 2021. Antigamente conhecidas como Postos Médicos, as UBSs funcionam com a “porta de entrada” da rede municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste.
Esses atendimentos fazem parte do maior investimento da história da Saúde Pública do Município. A Administração Municipal investiu R$ 217,6 milhões em Saúde no ano de 2021. Em recursos próprios da Prefeitura, o investimento corresponde a 33,59% do orçamento – 18,59% superior ao previsto em Lei.
A Atenção Primária à Saúde de Santa Bárbara d’Oeste foi responsável durante todo ano passado por 171.574 consultas médicas, 195.374 procedimentos e atendimentos de enfermagem, 76.636 aplicações de vacinas e 9.270 atendimentos do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), além de visitas domiciliares, exames, atendimentos odontológicos, de serviço social, ações de nutrição e atividades educativas.
Em consultas médicas, sendo divididas em clínica médica, ginecologia/obstetrícia e pediatria, e procedimentos de enfermagem, a UBS Regional Zona Sul, no Santa Rita, foi destaque, contabilizando 36.711 procedimentos durante o ano passado, seguida da UBS do Mollon, com 33.252; e UBS do Jardim Esmeralda, com 30.704.
Responsável pela maioria dos procedimentos, a UBS Regional Zona Sul é referência regional da Rede Municipal de Saúde – ação implantada no fim de 2020, com novo olhar da Administração Municipal, com ala pioneira de atendimento pediátrico avançado para todas as crianças da Zona Sul, com o Centro de Saúde Infantil, para facilitar a vida de pais e mães também do Santa Rita, Inocoop, Santa Alice, Santa Inês e toda região.
“Tudo isso é possível graças ao sistema robusto de atendimento na nossa rede municipal de Saúde. Há 10 anos tínhamos 11 UBSs, sem capacidade de suporte para estas consultas. Não havia sequer espaço para que o médico atuasse. Saímos de 90, há 10 anos, para mais de 200 médicos atualmente. No caso dos pediatras, há 10 anos eram 4 e hoje são 24 pediatras, entre UBSs e prontos-socorros. Isso quer dizer que entendemos que avançamos muito. Mas que precisamos continuar com tal avanço”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.
Faltas às consultas médicas
Segundo levantamento da Secretaria de Saúde, em 2021 as 17 UBSs registraram 17,6% de faltas às consultas agendadas. Das 102.924 consultas com clínico geral, generalista, ginecologista e pediatra, foram registradas 18.123 ausências, sem justificativa.
Orientação
A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste orienta a população a procurar atendimento médico nas UBSs e ressalta que a maioria das doenças podem ser prevenidas, diagnosticadas e tratadas nestes locais, sendo fundamental que o paciente estabeleça e fortaleça cada vez mais um vínculo com a unidade mais próxima da sua casa, possibilitando um acolhimento e acompanhamento mais apropriados. No caso dos Prontos-Socorros, devem ser procurados exclusivamente em situações da urgência e emergência.