As ações de economia criativa em Santa Bárbara d’Oeste não param. Após sucesso na participação durante o Festival das Orquídeas, 22 artesãos do Município e região participarão da Feira de Artesanato na 23ª Festa da Negadinha da Usina Santa Bárbara, com trabalhos feitos em diversas técnicas. A tradicional festa dos ex-moradores da Antiga Usina Santa Bárbara acontecerá no dia 19 deste mês, a partir das 9 horas, com entrada franca, no Complexo Usina Santa Bárbara, reunindo história, cultura, gastronomia e atrações artísticas.
Confira os artesãos e técnicas:
Sonha Eli de Paula (bolsas e acessórios em costura criativa);
Paulo Couto (entrelaçamento em pedrarias);
Silvaneide Ferreira Sousa (laços de cabelo e máscaras);
Nilza da Silva Catib (crochê e bordado);
Larissa Rodrigues (bijuterias e chinelos bordados);
Bernardete B. de Camargo Queiroz (crochê e costura criativa);
Maria Socorro (bijuterias e acessórios);
Sérgio Fronza (costura criativa e artística);
Marisa Yukiko Ueda (crochê e amigurumi);
Suzana Chiquetto (crochê e amigurumi);
Jenifer Joice Rodrigues (laços de cabelo e acessórios);
Sérgio Martins (caricaturas/retrato);
Silvania Ap. Malfati de Toledo (panos de prato barrados e costura criativa);
Virginia Malfati de Toledo (chaveiros em resina);
Solange Scomparim Chinchio (crochê e acessórios em miçangas);
Fátima da Conceição Moura (pintura em pano de copa e costura criativa);
Ana Paula O. de Campos “Ana Rainha” (bijuterias étnicas);
Bruna Pereira da S. Bezerra (Kokedamas de folhagens naturais);
Joice Ap. dos Santos Souza (imagens sacras em pérolas e caixas em MDF customizadas);
Lais Galina (potes, canecas e colheres em biscuit);
Lucas Cezar Medule (quadros e acessórios hippies/macramê);
Viviane de Cassia A. Leite Cardoso (aromatizadores e laços de cabelo).
Feira de Artesanato
A Feira de Artesanato na Praça Central segue até dia 11 deste mês. São comercializados trabalhos feitos em crochê, bordado e pintura (artesã Bernadete Camargo), crochê e bordado, pintura e patchwork (Nilza Catib), bijuterias em macramê, sementes, pedrarias, couro e filtro dos sonhos (Maria Socorro), peças decorativas e chaveiros em pedrarias (Paulo Couto), acessórios de cabelo feitos de fitas (Silvaneide Sousa), chinelos customizados e bijuterias com pedrarias (Larissa Rodrigues) e costura criativa, patchwork e máscaras de tecido (Sonha de Paula/ Marcilene Paulo/Maria de Fátima Paulo), além da venda de doces típicos (Cilas Coutinho), além de peças artesanais feitas pelos alunos da APAE Santa Bárbara.
Casa do Artesão
O calendário da Casa do Artesão segue até o dia 30 deste mês com produtos diversificados feitos pelos artesãos da cidade. Localizado na Rua João Lino, 362, no Centro, o espaço funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Podem ser encontrados: Amigurumi crochê com tema imagens sacras e imigração japonesa, cachepô crochê e banquinhos de crochê (artesã Marisa Okuro), acessórios de cabelo feitos de fitas e pérolas (Jenifer Rodrigues), Amigurumi crochê com tema mascotes de Santa Bárbara, padroeira da cidade, safari e bonecas, e vestidos infantis em crochê (Suzana Chiquetto), porta caneta e cobre jarra bordado, pano de prato, chaveiro, tapete e mandala em crochê (Bernardete Queiroz), quadros, porta chaves, jóias e utensílios, carro de boi e arranjo floral em madeira de reuso e MDF (Marister Damiane), acessórios de cabelo feitos de fitas e pérolas (Silvaneide Sousa), porta objetos, relógio e chaveiros, e em pedrarias (Paulo Cesar Couto) e bonecos e bonecas em costura artística (Sérgio Fronza). Os preços das peças variam de R$ 10 a R$ 280.
Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, pelo e-mail cultura@santabarbara.sp.gov.br ou telefone 34649424.
Responsável: (Imprensa)