O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou nesta quinta-feira (9) do ato em referência ao Dia do Combate ao Trabalho Infantil – lembrado em 12 de junho. Realizado no SENAI “Álvares Romi”, o ato contou com representantes da Prefeitura, Ministério Público, Poder Judiciário, Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar, OAB, Conselho Tutelar, dirigentes e alunos de escolas estaduais.
O ato contou ainda com apresentações culturais de alunos da Escola Estadual “Comendador Emílio Romi” e da Escola Estadual “Maria Guilhermina Lopes Fagundes”, com músicas e esquete que alertaram e abordaram sobre o tema “Trabalho Infantil”.
Em Santa Bárbara d’Oeste, por meio de decreto, há uma Comissão Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil e outras formas de enfrentamento de violação aos direitos das crianças e adolescentes. A Comissão é composta por membros de secretarias municipais, do Conselho Tutelar, do CMDCA e da Diretoria Regional de Ensino e conta ainda com o apoio de entidades como SENAI, SENAC, CIEE, Guarda Mirim, OAB, entre outros.
“É necessário entender que a humanidade deve caminhar para ser melhor, combatendo as desigualdades e avançando em direção ao melhor para as futuras gerações. Este é um evento com uma temática fundamental e importante, que deve ser colocada como uma pauta especial em todas as administrações públicas. O que temos é um desafio complexo que envolve várias questões sociais. Devemos unir forças, dos mais variados segmentos do Poder Público, para trabalhar em conjunto e contribuir para a formação de uma sociedade cada vez mais justa”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.
Entre as autoridades presentes estiveram o vice-prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Felipe Sanches, os vereadores Carlos Fontes, Esther Moraes e Osvaldo Bachin Junior, os secretários de Desenvolvimento Econômico, André Cruz, de Promoção Social, Maria Cristina Silva, e de Educação, Tânia Mara da Silva, o promotor de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Santa Bárbara d’Oeste. Dr. Luiz Fernando Garcia, a juíza do Juizado Especial da Infância e da Adolescência de Campinas e juíza do Trabalho Substituta da 1ª Vara do Trabalho de Campinas, Dra. Taísa Magalhães Mendes, o gerente regional do Trabalho em Campinas, Carlos Alberto de Oliveira, o dirigente regional de Ensino, Haroldo Ramos Teixeira, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Dr. Milton Rogério Alves, o diretor da escola SENAI “Álvares Romi”, Prof. Pedro Humberto Contieri Filho, o diretor do Juizado Especial da Infância e da Adolescência de Campinas e da 1ª Vara do Trabalho de Campinas, Univer Cristiano Nogueira da Silva e o vice-procurador da Coordinfância do Ministério Público do Trabalho, Dr. Ronaldo Lira.
Responsável: (Imprensa)