“É preciso uma aldeia para se educar uma criança”. Inspirada neste provérbio africano, a Secretaria de Educação, por meio dos setores de Psicologia Escolar e Educação Especial iniciaram encontros presenciais da “Família Aldeia”, formada por familiares de alunos que fazem parte do Público Alvo da Educação Especial e que estão matriculados na Rede Municipal de Ensino. Os encontros, que já aconteciam de modo online, seguem presenciais mensalmente. O próximo está agendado para segunda-feira, na Secretaria de Educação.
Integram a “Família Aldeia” os responsáveis por crianças com Deficiência Física, Intelectual, Auditiva, Visual e Múltipla, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação.
Os encontros propiciam escuta acolhedora, troca de experiências, informações e reflexões que possam apontar os caminhos para fortalecer a inclusão das crianças com deficiência na sociedade como um todo.
Os familiares das crianças com deficiência precisam conciliar sua rotina familiar e trabalho, além das especificidades dos seus filhos, garantindo acompanhamento destes nas terapias, gerando correria diária e muitas vezes um sentimento de solidão e cansaço. Diante dessa realidade necessitam também que suas subjetividades sejam ouvidas e acolhidas.
Responsável: (Imprensa)