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OUT
21
21 OUT 2022
EDUCAÇÃO
Prefeito Rafael Piovezan prestigia abertura da pós-graduação da UFSCar para os profissionais da Rede Municipal de Ensino
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O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan, participou na noite desta quinta-feira (20) do evento de abertura da pós-graduação “Da Escola Pública à Escola Outra: relações com o saber que afetam projetos de vida e do trabalho”. O curso é uma parceria entre o Município e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), tendo em sua primeira turma 80 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Santa Bárbara d´Oeste. A especialização tem como objetivo oferecer oportunidade de formação continuada aos educadores.

“Hoje é o início de um processo que é a realização de um sonho, de construir uma rede de formação para os nossos profissionais da Educação. Com a parceria valiosa da UFSCar, nós poderemos ajudar a construir uma sociedade que tenha capacidade de lidar com as diferenças por meio do debate, levando o conhecimento para casa e para a escola. Eu fico muito feliz em encontrar vocês, colegas servidores públicos, e saber que este caminho está sendo trilhado com amor e dedicação e também de ter contribuído um pouco para abrir este espaço de construção”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.

“Essa proposta nasce do desejo de um professor, que também é prefeito, de fazer essa interlocução com a universidade pública, para que ela possa devolver à comunidade o seu saber. E para quem achava que era um sonho distante, constatamos por meio desta pós-graduação, que é possível e é para todos”, acrescentou a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O processo seletivo para a especialização foi aberto em junho e 344 pessoas manifestaram interesse pela pós-graduação. Os critérios de seleção para as 80 vagas foram não possuir pós-graduação (50%), pessoas negras e pardas (25%) e livre concorrência (25%). “Ficamos muito felizes de constatar que o cuidado e zelo que tivemos com nosso processo seletivo resultasse em oportunidade para todos. Temos certeza que vocês são desejosos do saber e desejamos muito sucesso nessa empreitada”, explicou a coordenadora do curso no Município, Prof. Dra. Cláudia de Oliveira Daibello.

A pós-graduação lato sensu visa ampliar as reflexões em torno da escola e da relação com o saber, na perspectiva do pesquisador Berrnard Charlot. O curso terá duração de um ano, com carga horária de 400 horas, e será oferecido na modalidade a distância, através do ambiente de aprendizagem Moodle – UFSCar. A pós-graduação está estruturada em dez disciplinas sendo uma de ambientação do Moodle e as demais de fundamentação teórica e também arte e tecnologia. As disciplinas serão apresentadas por meio de Lives realizadas pelo Meet e pelo canal do Youtube, leituras e atividades textuais e fóruns, disponibilizados no Moodle.

“Estamos trazendo a discussão da formação continuada numa perspectiva diferente, que leva em conta os saberes das pessoas, pensar o que sabem e levar o que ainda não sabem para construir algo novo na escola, a partir das práticas cotidianas na própria escola”, disse o coordenador do curso, Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, da UFSCar. “Uma universidade pública oferecendo uma formação de qualidade dentro da educação básica, trazendo os professores como agentes ativos deste processo é uma forma de devolver à universidade em forma de pesquisa e fazer com que os educadores pensem na escola de uma outra forma, ou uma forma outra como trazemos”, complementou o Prof. Dr. Roberto Marcos Gomes Onófrio, representando o Município de Hortolândia.

O evento contou com a apresentação do Grupo Tocarolando, formado por profissionais da rede municipal que participam de formação com a regente Angela Valeria Sartori Gomes e apresentação da equipe de atuação no curso. O diretor da ETEC “Prof. Dr. José Dagnoni”, Klauber Marcelli também prestigiou a abertura da pós-graduação.

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