26 OUT 2022
TURISMO
Feira das Nações de Santa Bárbara traz programação com orquestras de viola caipira

A viola caipira como valorização da identidade cultural de Santa Bárbara d’Oeste e região. A programação da 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara também focará na música instrumental caipira. Representando o melhor da música raiz e do interior, os palcos do Complexo Usina Santa Bárbara receberão as apresentações tradicionais da Orquestra Feminina de Viola de Santa Bárbara d’Oeste, Orquestra de Violeiros Trevisani Nel Mondo, Orquestra Violas e Violinos, Orquestra Sanfônica de Americana com Enok Virgulino e Orquestra Barbarense de Violas com participação especial da dupla de renome nacional Gian e Giovanni.

“Nós buscamos incorporar a programação as diferentes manifestações artísticas da nossa cidade e região para evidenciar a pluralidade cultural regional. A viola caipira carrega a nossa essência, a nossa história e tem potencial de cativar milhares de pessoas a prestigiar a Feira das Nações. Incorporar o Encontro de Orquestras ao evento abrilhantará ainda mais uma das festividades mais tradicionais do Município”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Além de Gian e Giovani e Enok Virgulino, foi confirmada também a Família Lima – grupo de relevância internacional. O instrumental também estará presente com Tr3buto, FAMAM - Fanfarra Amigos, Corporação Musical União Barbarense, Rodrigo Barros Trio, Alexandre Cunha & Grupo e Largando Brasa.

A dança já é tradição no evento e traz a marca cultural dos países. Sempre às 19h30 divididas entre os dias de programação, a edição terá a participação de Soniquete Arte Flamenca (Espanha), Banana Broadway (Irlanda), La Dança (Brasil), Agnes Dance (Egito), Focus Educação e Cultura (Argentina), Laboratório da Dança (Pocket Nações e Brasil), Taiko (Japão), Tap Piracicaba (Estados Unidos), Núcleo de Dança Minuetto (Rússia), Dança Afro da Casa Hip Hop (África), Karon Kalli (Egito), Grupo Kimie Buyo de Danças Folclóricas Japonesas (Japão), Faces Ocultas Cia de Dança (Brasil), Twist (Estados Unidos) e La Dança (Brasil).

A Feira também será responsável por trazer os melhores espetáculos para toda a família no palco “Culturas”, além de intervenções circenses e de cultura popular em toda extensão da Usina, com participações dos grupos da cidade, Campinas, Itanhaém, Itapira, Salto e Sertãozinho.

Além das atrações para todos os gostos, a Feira das Nações de Santa Bárbara é conhecida pela excelência gastronômica, com cardápio sob responsabilidade das entidades assistenciais do Município e contará, neste ano, com as delícias dos países: Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Marrocos, México e Portugal.

Evento

A 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no Complexo Usina Santa Bárbara, na Rua Aristeo Carlos Pereira, no Residencial Dona Margarida, com entrada gratuita.

“Nós temos a possibilidade de fazer eventos cada vez mais especiais e melhores, com atrações que agregam para nossa cidade. Santa Bárbara se tornou referência em eventos bem organizados. Somente neste ano na Usina Santa Bárbara tivemos o Santa Bárbara Rock Fest e Festival de Veículos Antigos com grande sucesso”, pontuou o prefeito Rafael Piovezan. “A Feira das Nações é muito especial na história da nossa cidade e convido para mais uma edição com o melhor da gastronomia das nossas entidades e, além dos shows principais, também as apresentações dos artistas de SBO e da região”, complementou.

A 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara d'Oeste é uma realização do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, Município de Santa Bárbara d'Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com patrocínio da Cervejaria 3 Américas e Denso do Brasil e apoio institucional da rádio oficial Santa Bárbara FM 95,9 MHz e EPTV Campinas.

Realizada pela primeira vez em 1983, a Feira das Nações celebra a história de diversas nações e culturas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Além da gastronomia dos diferentes países cujos povos imigraram para Santa Bárbara d’Oeste, a Feira das Nações também resgatará a cultura dessas nações por meio da cultura e da arte regional, reunindo artistas dos mais variados segmentos, como teatro, dança, circo, orquestras, artes visuais e cultura popular, entre outros.

Confira a programação completa da 30ª Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste:

SEXTA-FEIRA (11)

- Palco Tradições: Grupos de dança (dança)

Soniquete Arte Flamenca (Espanha), Banana Broadway (Irlanda), La Dança (Brasil), Agnes Dance (Egito), Focus Educação e Cultura (Argentina) e Laboratório da Dança (Pocket Nações)

- Intervenção: Roda de Capoeira - Associação de Capoeira Motta & Cultura Afro (cultura popular)

20h

Intervenção: Malabares (circo)

- Palco Nações: Orquestra Filarmônica de Santa Bárbara d’Oeste

- Intervenção: Perna de Pau | Palhaço | Monociclo (circo)

21h30

- Palco Tradições: Tr3buto (música instrumental)

- Palco Culturas: E o Sol Avermelhou - Cia Arte-Móvel - Santa Bárbara d’Oeste (espetáculo de artes cênicas)