06 MAR 2023
SAÚDE
11ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Bárbara elege delegados e debate propostas

O Comusa (Conselho Municipal de Saúde) e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Saúde, promoveram no sábado (4) a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento, aberto ao público em geral, reuniu aproximadamente 90 pessoas na Escola Estadual “Professor Ulisses de Oliveira Valente”.

O objetivo foi debater assuntos do Município e sua relação com as Redes Regionais de Atenção em Saúde, por meio da discussão de diretrizes e formulação de propostas de âmbito estadual e nacional, além da eleição de delegados para a etapa macrorregional, que precede as Conferências Estadual e Nacional, a serem realizadas ao longo do ano.

A secretária de Saúde, Lucimeire Cristina Coelho Rocha, destacou a importância da participação popular no evento. “Esse é o momento onde temos a oportunidade de levar nossas demandas, por meio de propostas, para o Estado e posteriormente para a União. Espero que os delegados aqui eleitos possam representar bem o município, nas próximas etapas e que as propostas apresentadas e aprovadas na Conferência possam em breve ser colocadas em prática e qualificar ainda mais a Saúde da nossa cidade”, pontuou.

Para a presidente do Comusa, Maria Cândida Vieira Miguel, o tema da Conferência traz várias reflexões para a sociedade. “A luta para melhorar o Sistema Único de Saúde passa também pelo Social, pela necessidade de diminuir as desigualdades. É debater e refletir, para juntos construirmos uma sociedade mais justa, com uma Saúde de qualidade para todas as pessoas”, concluiu.

Para a etapa macrorregional, foram eleitos os delegados: Maria Cândida Vieira Miguel, Tereza do Carmo Felix, Nadir Amâncio de Lima e Neuza da Cruz Sirino, representando o segmento dos usuários de serviços de Saúde, Renata Poletto Bandera e Jéssica Rodrigues, representando os trabalhadores da área de Saúde, e João Henrique Silva e Wilson José Guarda, representando a gestão da Secretaria de Saúde. As propostas aprovadas na Plenária Final serão levadas pelos delegados eleitos para a etapa macrorregional.