Muito próximo da Semana do Meio Ambiente, o Município verificou vários casos de prejuízos em área de preservação e represa.
Muito próximo da Semana do Meio Ambiente, o Município verificou vários casos de prejuízos em área de preservação e represa. O mais recente aconteceu ontem pela manhã quando setor de Fiscalização, Obras e Posturas da Prefeitura, encontrou resíduos de restaurantes jogados em área de preservação permanente, próximo ao Loteamento Dona Regina. Nesse caso, acabou sendo identificando a pessoa que jogava esses resíduos em local inadequado. Outro caso foi registrado de Guarda Civil, no início da semana.
O secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Dr. Zair Sturaro, acompanhado dos patrulheiros Macedo, Guilherme, Ferraz e Santos, estiveram na Represa Areia Branca para checar denúncia de que aproximadamente 10 mil metros quadrados da mata ciliar, localizada as margens da represa havia sido incendiada. Foi constatado que a área estava devidamente sinalizada, com placas que proibia o acesso e a pesca. Uma das placas de sinalização havia sido retirada do local. Havia ainda, várias latas e garrafas de cerveja, uma churrasqueira com grelha, sacos plásticos e muito lixo. Foi confirmada que grande área havia sido incendiada.
Do outro lado da represa foi encontrado um veiculo Vectra e quatro homens, residente na cidade de Sumaré, com várias varas de pescar e outros materiais de pesca. Com amparo no artigo 23, inciso VI, da Constituição Federal; Lei Estadual nº. 11977/2005, artigo 3º inciso 1º; Lei Orgânica do Município de Santa Bárbara d'Oeste, artigo 152, inciso 1º; Constituição Federal, artigo 225; Lei Municipal nº. 2717/2002, artigo 12, inciso I e artigo 21, alínea "h", essas pessoas foram informadas sobre as infrações cometidas.
Todas as informações foram encaminhadas na Delegacia do Município, ao delegado titular, Dr. João Sergio Marques Batista onde foi feito Boletim de Ocorrência e os materiais de pesca foram apreendidos.