05 JUN 2023
AGENDA CULTURAL
2º Festival das Orquídeas de Santa Bárbara movimenta Mercadão da Cidade

Amantes e cultivadores de orquídeas de toda a região encontraram em Santa Bárbara d'Oeste diferentes espécies e produtos para cuidado. O 2º Festival das Orquídeas de Santa Bárbara movimentou neste sábado (3) e domingo (4) o comércio local e oportunizou que visitantes conhecessem a estrutura do Mercadão da Cidade, o mais novo empreendimento do Município.

Nesta edição, houve a participação dos orquidários Santa Bárbara e Covolan, como produtores/cultivo de orquídeas, flores e plantas naturais; Center Flores e Konkist Flores (comércio de orquídeas, flores e plantas naturais) e + Verde Flor e Jardim e Cantinho dos Vasos (comércio de insumos para cultivo, paisagismo, jardinagem e arte floral).

O Festival nasceu como iniciativa do “Plano de Desenvolvimento do Turismo Rural e Ecoturismo”, elaborado pela Prefeitura em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo), com o objetivo de atender o eixo 7 do Plano que visa a elaboração de circuitos e eventos em parceria com produtores e empresas voltadas ao fomento do Turismo Rural e Ecoturismo.

“O prefeito Rafael Piovezan vem investindo cada dia mais em ações voltadas ao Meio Ambiente e ao Turismo em nossa cidade. Com isso, o Festival das Orquídeas vem crescendo a cada edição e a expectativa é que em 2024 novos produtores possam expor e comercializar suas orquídeas e insumos no evento, movimentando o setor turístico local”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

Como parte da realização do evento, foi realizado um Chamamento Público aos participantes, com intuito de planejar a área de exposição e comercialização, prioritariamente, de orquídeas, compondo-a também com flores e plantas naturais, bem com insumos e serviço de paisagismo, jardinagem e arte floral, com exceção de alimentos, bebidas e artesanato, cuja participação é regulamentada por instrumento próprio, visando atender aos princípios da oportunidade e valorização de empresas situadas no Município e região.