Alunos da Emei “Padre Mario Dantas de Menezes”, na Vila Linópolis, apresentaram às famílias no primeiro “sábado letivo” da escola, realizado em maio, o projeto “Borboletas”. O evento concluiu um projeto pedagógico que nasceu do encantamento das crianças do Jardim II pelas borboletas amarelas da escola e envolveu o estudo sobre elas por meio de um borboletário e diversas atividades envolvendo toda a família.
Pela curiosidade, as 19 crianças do Jardim II B, questionaram a professora Eliana Murbach Coracin sobre como as borboletas nascem, como crescem, do que se alimentam e como vivem. A partir desses questionamentos foi iniciada uma pesquisa em livros informativos e internet, e também através de vivências e observações diárias das crianças.
Um borboletário foi montado e os alunos acompanharam a metamorfose da borboleta com os casulos encontrados na escola. A observação ocorreu com lupas e todas as fases foram registradas em cartazes até o rompimento dos casulos e saída das borboletinhas.
Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças encontraram uma borboleta machucada. Ela foi recolhida e os alunos prepararam um néctar caseiro para ajudar na recuperação. Quando ela se recuperou, também foi solta de volta à natureza.
As famílias foram envolvidas nesse projeto, pesquisando junto com seus filhos as curiosidades que ainda tinham com relação às borboletas. E o projeto foi exposto com todo o conhecimento adquirido e a consciência do cuidar do meio em que vivem.
Diversos projetos pedagógicos são desenvolvidos nas escolas municipais atendendo as demandas dos alunos para fazer da aprendizagem um processo lúdico, eficaz e com qualidade. A Rede Municipal de Ensino atende mais de 16 mil alunos em Santa Bárbara d’Oeste, da creche ao EJA (Educação de Jovens e Adultos).