Crianças atendidas pelas entidades ABE - Casa da Criança e AMEV (Associação em Melhoria de Vida) participaram na semana passada de visitas guiadas à exposição “A poesia do movimento mecânico”, no Centro de Memórias “Antonio Carlos Angolini”. Elas foram atendidas pelo artista Eduardo Salzane. Na última quinta-feira (31) houve o lançamento do catálogo contendo imagens das esculturas da mostra, com sessão de autógrafos para os visitantes.
A exposição é composta por 11 esculturas autômatas (com movimento) construídas, com restos de madeira e materiais naturais como galhos e folhas. As obras seguem expostas no Centro de Memórias e no Museu da Imigração até o dia 21 deste mês, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
O destaque do acervo é uma releitura de grande porte do 14 Bis, o histórico avião construído por Alberto Santos Dumont, em uma homenagem que a exposição faz aos 150 anos de nascimento do inventor, comemorados em 2023.
Os autômatos de Eduardo Salzane reproduzem movimentos a partir de princípios mecânicos e físicos, aplicados em materiais reutilizados após o descarte. A exposição convida o espectador à interação, já que as esculturas se movem e ganham vida a partir de engrenagens e manivelas que precisam ser acionadas pelos visitantes.
A exposição “A poesia do movimento mecânico” é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução, com patrocínio da TRBR Indústria e Comércio Ltda. e parceria da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, além da produção executiva da Track Comunicação e a curadoria de Lani Goeldi.
Instituições interessadas em agendar visitas guiadas para pessoas com deficiência visual ou auditiva poderão entrar em contato com o Centro de Memórias pelo Telefone/WhatsApp (19) 3455.7000, de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Serviço:
Exposição ‘A poesia do movimento mecânico’
Data: 21 de julho a 21 de setembro
Horário: terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Locais: Centro de Memórias ‘Antonio Carlos Angolini’ (R. João Lino, 362 - Centro) e Museu da Imigração (R. João Lino, 371 – Centro)
Entrada franca
Curadoria: Lani Goeldi
Mais informações sobre o artista em https://www.instagram.com/eduardosalzane/