19 OUT 2023
31ª Feira das Nações de Santa Bárbara torna-se um evento carbono neutro em parceria com Supermercados São Vicente

Plantio de mudas reduzirá impacto ambiental gerado pelo evento

A sustentabilidade sempre é uma das bandeiras dos eventos da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste. Com a Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste não será diferente. Em parceria com o Supermercados São Vicente, a 31ª edição do evento está comprometida em reduzir seu impacto ambiental, compensando suas emissões de CO2.

O evento, que poderá atrair mais de 25 mil visitantes, terá todas as suas emissões diretas, incluindo energia, combustível, esgoto e resíduos, calculado por meio da versão brasileira da ferramenta de cálculo GHG Protocol, gerida pela Fundação Getúlio Vargas. A compensação ocorrerá com plantio de mudas de árvores.

A organização do evento também está se concentrando em compensar as emissões do público, incluindo nos cálculos informações sobre deslocamento, tipo de veículo e combustíveis, que serão coletadas por meio de pesquisa realizada ao longo dos dias de evento.

Até mesmo os deslocamentos dos artistas que participarão do evento neutro, serão computados e compensados, como explicou o biólogo Dr. Thiago Pietrobon, responsável pelo diagnóstico. “O resultado do estudo deverá ser publicado após a finalização do evento para conversão em número de árvores da Mata Atlântica que serão plantadas para capturar da atmosfera todo o CO2 gerado na realização e participação no evento”, explicou.

O estudo prévio demonstrou que ao menos 270 árvores nativas da Mata Atlântica serão necessárias para esta compensação, o equivalente ao investimento de mais de R$ 14 mil em créditos de carbono de projetos certificados. “A Feira das Nações está comprometida em se tornar um evento carbono neutro, mostrando ser possível agirmos de forma consciente e responsável em todas as áreas. O plantio será agendado e englobará funcionários do apresentador da edição, o Supermercados São Vicente, além de alunos assistidos pelas instituições sociais e servidores municipais”, complementou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.

“Para o Grupo São Vicente fazer parte da Feira das Nações e reunir o tripé: social, ambiental e cultural é uma possibilidade exemplar de nos conectarmos a uma projeto municipal alinhado aos nossos valores! Tenho certeza que a população de Santa Bárbara e região irão prestigiar essa iniciativa que está sendo feita com todo o carinho”, enfatizou o diretor presidente, Marcos Cavicchiolli.

Evento

A Feira das Nações de Santa Bárbara d’Oeste de 2023 acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de novembro, no Complexo Usina Santa Bárbara, com entrada gratuita. Dudu Nobre, Melim e Maria Cecília e Rodolfo são as atrações principais do evento. A solidariedade também faz parte da Feira com a Praça de Alimentação explorada por instituições sociais, trazendo delícias do México, Chile, Argentina, Alemanha, França, Reino Unido, Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos e Japão.

A 31ª Feira das Nações de Santa Bárbara d'Oeste é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com apresentação do Supermercados São Vicente, patrocínio da Cervejaria 3 Américas e Denso e apoio da Belchior Uniq.

Realizada pela primeira vez em 1983, a Feira das Nações celebra a história de diversas nações e culturas que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Além da gastronomia dos diferentes países cujos povos imigraram para Santa Bárbara d’Oeste, a Feira das Nações também resgatará a cultura dessas nações, reunindo artistas dos mais variados segmentos, como teatro, dança, circo, orquestras, artes visuais e cultura popular, entre outros.