13 NOV 2023
Novembro Negro: “Silêncio que Grita” abre programação nesta terça (14)

A exposição “O Silêncio que Grita!” abre a programação nesta terça-feira (14) do “Novembro Negro” em Santa Bárbara d’Oeste. A abertura oficial será às 19 horas no Museu da Imigração, em evento aberto ao público. A mostra traz painéis que fazem o registros de pessoas e do cotidiano da Villa de Santa Bárbara no século XIX, que visam incluir a perspectiva das populações que, até o momento, estão invisibilizadas pela historiografia local de Santa Bárbara d'Oeste.

A pesquisa histórica e sistematização foi realizada pelos pesquisadores José Jorge Guedes de Camargo, Sidney Aguilar Filho e Sidney Batista Bomfim. Ainda conta com o designer gráfico de Bruno Cardoso e a curadoria de Sidney Aguilar Filho. A realização é das secretarias de Educação, de Cultura e Turismo e de Justiça e de Relações Institucionais.

A exposição “O Silêncio que Grita!” é parte da iniciativa maior intitulada "Anônimos: histórias não contadas", projeto de pesquisa documental e de registro com foco em quatro diretrizes principais: o tratamento e as condições de vida das crianças, a situação das mulheres, as condições de trabalho e classe social, e o planejamento urbano adotado na cidade.

A busca pelo entendimento da dinâmica política e social da então Villa de Santa Bárbara iniciou-se pela pergunta: “Quais seriam outras histórias de Santa Bárbara com base nos registros não oficiais, em sua constituição, na população e na formação com base em outras referências não expostas nos atuais documentos de memória?”

A pesquisa tem o compromisso em cumprir e valorizar a Lei Federal nº 11.645/2008, que torna obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas, e a Lei Federal nº 12.288/2010, que estabeleceu o Estatuto da Igualdade Racial e visa promover a igualdade racial e combater a discriminação e o preconceito racial no Brasil.

A exposição acontece entre os dias 15 e 30 de novembro no Museu da Imigração, localizado na Rua João Lino, 371, no Centro. O horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Novembro Negro

A programação do “Novembro Negro” traz a riqueza da cultura afro em diversas atividades promovidas pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio das secretarias de Educação e Cultura e Turismo. Arte, dança, música, poesia, conhecimento, respeito, equidade e promoção de uma cultura de paz. O calendário foi planejado em alusão ao “Dia da Consciência Negra”, comemorado dia 20 de novembro.

Confira a programação completa:

- Dia 14/11 (terça-feira), às 19 horas
Abertura da Exposição “O Silêncio que grita”, de 14 a 30/11
Visitação: de 7 a 30/11
Terça a sexta-feira: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas
Local: Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP
Realização: secretarias de Educação, Cultura e Turismo e de Justiça e Relações Institucionais

- Dia 18/11 (sábado), das 9 horas às 16h30
Afro Bárbara - Feira de Arte + Cultura Afro Brasileira
Em frente ao Museu da Imigração | Rua João Lino, 371, Centro, Santa Bárbara d’Oeste/SP

- Dia 19/11 (domingo)
Cortejo Afro