23 NOV 2023
DEFESA CIVIL
Defesa Civil Estadual alerta para chuvas severas até sábado

A Defesa Civil Estadual emitiu alerta de chuvas severas entre hoje (23) e sábado (25) por conta da passagem de uma frente fria pelo Estado de São Paulo. Para a Região Metropolitana de Campinas (RMC) são esperados até 170 mm de chuvas. Os temporais podem vir acompanhados de rajadas de vento, quedas de raios e granizo.

Em Santa Bárbara d’Oeste a Defesa Civil e Secretarias Municipais estarão de prontidão para qualquer tipo de transtorno. Em caso de emergência a pessoa deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou a Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e 3458-1388, plantão 24 horas.

Orientações da Defesa Civil

Evite áreas arborizadas durante a tempestade, devido ao risco de quedas de árvores, e mantenha-se informado por meios oficiais para receber informações atualizadas sobre as condições climáticas e possíveis alertas.

Ao identificar sinais de ventos intensos, busque abrigo em locais seguros, longe de estruturas suscetíveis a danos, como postes, árvores ou fiações elétricas. Antecipe-se a possíveis incidentes verificando a estabilidade de árvores próximas à sua residência e, caso identifique riscos, acione autoridades competentes para avaliação e providências.

Certifique-se de que objetos soltos em áreas externas, como móveis de jardim e utensílios, estejam devidamente guardados para evitar danos materiais e acidentes. Na condução, reduza a velocidade em condições adversas, mantendo distância segura de outros veículos, e esteja atento a possíveis bloqueios viários devido a quedas de árvores e alagamentos.