19 DEZ 2023
Saúde de Santa Bárbara realiza 43 mil atendimentos de fisioterapia em 2023

Número representa 13% de aumento em relação ao ano anterior

Voltado à reabilitação e prevenção de patologias que afetam a integridade física e funcional, o Setor de Fisioterapia Municipal, vinculado à Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, realizou mais de 43 mil atendimentos em 2023. O número representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior (38 mil). Entre os atendimentos fisioterapêuticos neste ano, foram cerca de 3 mil avaliações e mais de 40 mil sessões e acolhimentos.

Os atendimentos de fisioterapia ambulatorial no Município ocorrem na Clínica de Fisioterapia Municipal, no Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Adulto e por meio de convênio na Clínica de Fisioterapia da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), nas áreas de ortopedia e traumatologia, neurologia adulto e infantil, cardiorrespiratória e vascular.

Em 2023, a exemplo de anos anteriores, houve aumento na procura pelo serviço de fisioterapia, impulsionado, entre outros fatores, pelo crescente número de encaminhamentos.

Um dos pontos positivos em 2023 foi a evolução do Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Adulto, instalado no Centro de Especialidades desde o final de 2022. Esse serviço apresentou resultados satisfatórios no decorrer do ano, favorecendo o gerenciamento da fila de espera de pacientes neurológicos, por meio da redução do tempo para a realização das avaliações e início das sessões, trazendo maior satisfação aos usuários e equipe.

Com a ampliação do número de atendimentos neurológicos, por meio do Ambulatório, também foi possível aumentar a disponibilidade de vagas para agendamento de outras especialidades de fisioterapia na Clínica de Fisioterapia Municipal.

Os atendimentos de fisioterapia no Município são realizados na Clínica de Fisioterapia Municipal (Rua do Trigo, 1.005, no Jardim Pérola, ao lado do PS “Dr. Afonso Ramos”), no Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Adulto (Rua Graça Martins, 45, Centro, no prédio do Centro de Especialidades) e na APAE (Rua Dom Manuel, 175, no Santa Terezinha).

Para atendimento nas unidades, o paciente deve comparecer munido de encaminhamento médico do SUS, documento de identificação, cartão SUS e comprovante de endereço recente no nome. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas (Clínica de Fisioterapia Municipal), das 8 às 17 horas (Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Adulto) e das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30 (APAE).

Foto: Arquivo