28 FEV 2024
CESB inicia visitas e deve receber 3,5 mil alunos no primeiro semestre

O CESB (Centro Ecológico de Santa Bárbara) “Eliza Marconi Romano” iniciou as visitas com alunos nesta segunda-feira (26). Os estudantes do 5º ano do CIEP “Dom Eduardo Koaik”, do Planalto do Sol, abriram o calendário de 2024 e seguiram com suas turmas nos dias 27 e 28. Alunos do 3º ano da Emefei “Profª Sônia Bataglia Cardoso”, do Santa Rosa, também visitaram o espaço nesta quinta-feira (28).

A partir do dia 4 de março, o CESB começa a receber alunos de escolas particulares, com crianças do NEI (Núcleo de Educação Integrada), da Fundação Romi. A expectativa é que 3,5 mil alunos vivenciem a experiência de aprendizado e valores de sustentabilidade do CESB durante o primeiro semestre.

Agendamento

Ainda há vagas para agendamento de visitas para alunos das escolas particulares (Jardim II ao 5º ano) e estaduais (1º ao 5º ano) de Santa Bárbara d’Oeste. As reservas estão disponíveis no novo site do espaço cesbnea.wixsite.com/centroecologicosbo. As visitas das escolas municipais estão sendo organizadas pela Secretaria de Educação.

Há oficinas com duração de 2 horas para estudantes da Educação Infantil (Jardim II), a partir dos 5 anos de idade, até o 5º ano do Ensino Fundamental, com conteúdos pedagógicos e lúdicos preparados para cada ano escolar, de diferentes temáticas voltadas à sustentabilidade e responsabilidade ambiental. As atividades são totalmente gratuitas, ficando de responsabilidade dos visitantes o transporte e lanche dos alunos/assistidos.

Estrutura

O CESB foi projetado para ser vivenciado como um laboratório a céu aberto, sendo um dos espaços públicos mais completos da região. A estrutura conta com Mini-Fazenda, Borboletário, Meliponário, Minhocário, Mirante, Herbário Municipal “Prof. Dr. Lindolpho Capellari Jr” e Centro de Equoterapia (construção na reta final), entre outros.

Inaugurado em novembro de 2022 pelo prefeito Rafael Piovezan, o CESB está localizado na Rua da Cachoeira, 1220, no São Joaquim. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do local cesbnea.wixsite.com/centroecologicosbo e também via e-mail cesb.sbo@edu.santabarbara.gov.br.